Segunda-feira, 09 de Junho de 2008, 16h:47 -
A
|
A
Brasil amplia exportações de arroz em maio
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (JG)
As exportações de arroz atingiram 76,9 mil toneladas em maio e o setor calcula que 213,4 mil toneladas saíram do Brasil desde janeiro. O resultado, até o momento, é o melhor da história e supera, inclusive, o ano de 2006, considerado o melhor para os arrozeiros em termos de exportação. Se comparado com o último ano, o Brasil exportou 81% a mais, com o Rio Grande do Sul representando cerca de 92% do total das saídas.
Segundo a equipe de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em maio de 2007 o País havia exportado 45,7 mil toneladas. O destaque do último acompanhamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é o aumento das exportações de arroz beneficiado. Conforme o MDIC, 60,2% das saídas do produto neste ano foram desta categoria, o que representa maior valor agregado ao arroz.
Benin, com 27,3 mil toneladas, e Suíça, com 25,5 mil toneladas, foram os principais destinos para o arroz brasileiro em maio. A expectativa do Irga é de que o setor consiga exportar 600 mil toneladas este ano, em torno de 10% da produção gaúcha.
Importações têm forte queda em maio
As importações de arroz tiveram uma queda acentuada em maio. Foram importadas 41,2 mil toneladas, uma redução nos volumes de 50,5% em relação ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano, 295,7 mil toneladas entraram no Brasil, queda de 5% se comparado aos quatro primeiros meses do último ano.
Para o analista de mercado do Irga, Camilo Oliveira, a diminuição das importações reflete a valorização do mercado internacional, que faz com que o Uruguai e Argentina direcionem suas exportações preferencialmente para terceiros mercados. Outro fator é a restrição das saídas do produto na Argentina, imposta pelo Governo local. (Portal do Agronegócio)