Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 24 de Março de 2009, 08:37 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2009, 08h:37 - A | A

Cana-de-açúcar pode ser uma alternativa para alimentação bovina

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A cana-de-açúcar pode ser uma alternativa para a alimentação de ovinos resultando em excelentes rendimentos para o produtor. Quem afirma é a professora Camila Celeste Ítavo, que coordena os estudos em Nutrição e Produção de Pequenos Ruminantes da UFSM e tem apoio do CNPq para o desenvolvimento de projetos na área de nutrição de ovinos. Camila vai proferir a palestra ‘A cana-de-açúcar na alimentação de ovinos’, durante o 8º Encontro Sul-mato-grossense de Ovinocultura, programação que integra o Ciclo de Palestras da Expogrande 2009.

A pesquisadora propõe o uso do vegetal como alimento de ovinos desde a sua forma in natura até os resíduos normalmente desprezados pela indústria. “A cana de açúcar se apresenta como alternativa justamente na época da seca, quando há escassez tanto de quantidade quanto de qualidade de pasto. E essa é a melhor época para a cana”, ressalta a Camila.

Em relação ao uso das sobras do processamento das usinas, a pesquisadora propõe a adição de cal, procedimento que recebe o home de hidrólise. Esse processamento torna o bagaço mais palatável ao animal e garante o aumento de 30% do consumo do alimento. O aumentar do consumo de matéria seca faz com que o animal tenha maior desempenho. Por outro lado, a adição de cal aumenta o período de armazenagem do bagaço, que pode chegar a cinco ou seis dias.

A sobra da cana é subutilizada pela indústria, servindo de alimentação para as caldeiras. A utilização como alimentação para animais está crescendo no Estado, motivada pela economia que o produto representa, pois o valor pago pelo produto é menor se comparado ao da silagem de outras variedades de alimentos.

A pesquisadora acredita que, uma vez comprova a viabilidade na alimentação de ovinos, não haverá dificuldade de negociar o produto com as usinas. “A cana-de-açúcar não é a salvação da lavoura, mas tem elevado teor de fibras e aumenta o fluxo de nutrientes no animal, fazendo com que a produtividade do animal seja maior com a mesma quantidade de alimento”, enfatiza Camila.

Na palestra, a pesquisadora vai mostrar como fazer a hidrólise e informar em quais situações ela deve se administrada. Também vai abordar a adequação para cada tipo de animal, nas suas diferentes fases, fazendo simulação de combinações em várias situações. Também vai caracterizar a cana e seus sub-produtos e fazer simulação de ganho de peso e desempenho dos animais.

Serviço:
Palestra: A cana-de-açúcar na alimentação de ovinos
Evento: 8º Encontro Sul-mato-grossense de Ovinocultura
Dia: 31.03.09
Hora: 9h30
Local: Auditório da Acrissul
Realização: Asmaco

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS