Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 17 de Abril de 2025


Rural Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 12:54 - A | A

Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 12h:54 - A | A

Nacional

Cavalos Crioulos da Capital são classificados para competição nacional

Animais vão participar em agosto na Expointer, em Esteio

Elaine Oliveira
Capital News

Fagner Almeida/Divulgação

Cavalos Crioulos da Capital são classificados para competição nacional

Que Guapa do Ribeirão Bonito

Oito cavalos, quatro machos e quatro fêmeas, estão classificados para a final nacional da Morfologia, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em agosto na Expointer, em Esteio (RS)

A 10ª edição, do Passaporte Morfologia do Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 21 e 22 de abril, fazendo parte das atividades da 83ª Expogrande, uma das maiores e mais antigas feiras agropecuárias do Brasil, em Campo Grande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, capital do Estado.

Sob o olhar atento do jurado titular Carlos Marques Gonçalves Neto, e tendo como jurado auxiliar Bruno Wagner da Silva, o melhor exemplar foi Que Guapa do Ribeirão Bonito, que também foi Grande Campeã e Campeã Potranca Menor. De acordo com a assessoria, iniciando sua trajetória morfológica neste ano, a colorada é filha de Basco Bandido e Jamaica do Ribeirão Bonito, criada e exposta por Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava, Paraná.

Admitidos pelo técnico do evento, Romeu Koch, mais oito exemplares carimbaram sua vaga para a Morfologia Expointer de 2023. Entre os machos, um exemplar que entrou nas pistas em 2022 e já esteve na Morfologia Expointer daquele ano, garantiu o Grande Campeonato. Inédito da Kaygangue, filho de Índio do Boeiro e Fabulosa da Reservada, é criado e exposto por Vinícius Roncaglio, Empreendimento Kaygangue, Palmas (PR), garantiu vaga como Grande Campeão do Passaporte de Campo Grande (MS).

“Questão de detalhes entre os quatro animais. Optamos pelo cavalo menor, um cavalo de bom selo racial, que hoje se encontra com uma musculatura bem definida, bem composto, uma boa garupa, uma paleta bem marcada, um bom tórax que se harmonizam e se completam”, foi o comentário de Carlos Marques Gonçalves Neto sobre o Grande Campeão.

Confira os classificados

FÊMEAS

Melhor Exemplar do Passaporte e Grande Campeã
QUE GUAPA DO RIBEIRÃO BONITO
Criador: ARISON JUNG Expositor: ARISON JUNG Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)

Reservada Grande Campeã
PROCESION DA CARAPUÇA
Criador: RUBENS ELIAS ZOGBI Expositor: GUILHERME SKVIRA Estabelecimento: CABANHA DIVINA MARIA, Prudentópolis (PR)

Terceira Melhor Fêmea
CELA DO PIRAI
Criador: IRMÃOS BORBA MÓGLIA Expositor: NOSLEN BONFIM JUNYOR Estabelecimento: FAZENDA SETE IRMÃOS, Novo Horizonte Do Norte (MT)

Quarta Melhor Fêmea
SIMPATIA DA DON FERRANTE
Criador: PARCERIA ANDREANI E FERRI Expositor: PARCERIA ANDREANI E FERRI Estabelecimento: CABANHA DON FERRANTE, Lagoa Vermelha (RS)


MACHOS

Fagner Almeida/Divulgação

Cavalos Crioulos da Capital são classificados para competição nacional

Inédito da Kaygangue

Grande Campeão
INÉDITO DA KAYGANGUE
Criador: VINICIUS RONCAGLIO Expositor: VINICIUS RONCAGLIO Estabelecimento: EMPREENDIMENTOS KAYGANGUE, Palmas (PR)

Reservado Grande Campeão
QUE BUENO DO RIBEIRÃO BONITO-TE
Criador: ARISON JUNG Expositor: ARISON JUNG  Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)

Terceiro Melhor Macho
FULANO DE TAL DE LOS BUENOS
Criador:LUIS CARLOS KOCZKODAY Expositor: LUIS CARLOS KOCZKODAY Estabelecimento: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, São Francisco De Paula (RS)

Quarto Melhor Macho
IMPERADOR CALA BASSA
Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA Expositor: JOSÉ ATÍLIO MARCANTONIO MURICY Estabelecimento: CABANHA DA MACENA, Vacaria (RS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS