Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Legislativo Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 09:44 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 09h:44 - A | A

Línguas indígenas podem virar patrimônio cultural em Mato Grosso do Sul

Projeto de tombamento propõe preservar idiomas ameaçados de extinção

Viviane Freitas
Capital News

As línguas indígenas faladas em Mato Grosso do Sul podem ser reconhecidas como patrimônio cultural imaterial. Essa medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 05/2025, protocolado pela deputada Gleice Jane (PT), que propõe o tombamento dos idiomas Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guató e Ofayé, visando a sua preservação e valorização.

Segundo a parlamentar, essas línguas representam saberes ancestrais e são essenciais para a manutenção das tradições e visões de mundo dos povos originários. “São peças centrais para a continuidade das tradições, cosmovisões e conhecimentos desses povos”, afirmou Gleice Jane na justificativa do projeto.

Ela destaca ainda que alguns desses idiomas estão ameaçados, como o Ofayé, que possui poucos falantes fluentes. Para reforçar a urgência do tombamento, a deputada cita estudos da UFMS e UFGD, que mostram a importância do reconhecimento formal dessas línguas para garantir sua revitalização.

Caso o projeto seja aprovado, caberá ao presidente da Assembleia Legislativa decretar o tombamento. A proposta será apresentada na próxima sessão ordinária, no dia 22, e poderá receber emendas antes da votação final.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS