Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Rural Domingo, 30 de Abril de 2023, 12:10 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 12h:10 - A | A

Fim

Colheita da safra de soja 22/23 encerra no Mato Grosso do Sul

Foram registrados três semanas de atraso em relação a médias das últimas cinco safras

Elaine Oliveira
Capital News

Edemir Rodrigues/Governo MS

Exportações em Mato Grosso do Sul cresceram 19,86%

Soja

A colheita  da safra de soja 22/23 foi finalizada em Mato Grosso do Sul, conforme apontam os dados do Projeto SIGA-MS, divulgados pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado. 

 

A safra registrou um atraso de três semanas em relação à média das últimas cinco safras. O cenário de atraso observado neste ciclo ocorreu, inicialmente, por uma queda nas temperaturas durante os meses de novembro e dezembro de 2022, alongando o ciclo da cultura em mais de 10 dias. Além disso, a partir da segunda quinzena do mês de janeiro de 2023, a alta precipitação coincidiu com o período de enchimento de grãos, o que impactou no alongamento do ciclo, na inviabilização da dessecação, no aumento da umidade dos grãos e no atraso da entrada das máquinas nas lavouras.

 

De acordo com o dados do SIGA,  o ciclo de soja 22/23 encerrou sem quebra de safra, diferente do ocorrido no ano anterior, contudo, a qualidade dos grãos foi comprometida. A estimativa inicial aponta para um acréscimo de 2,5% na área cultivada, atingindo 3,8 milhões de hectares, com produtividade média de 58 sacas por hectare e produção de 13,378 milhões de toneladas. Os dados finais do ciclo estão em apuração e serão divulgados na segunda quinzena de maio, pela equipe técnica do Projeto SIGA-MS.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS