A colheita da 2ª safra de milho atingiu 38% das lavouras plantadas neste ciclo 2015/16 em Mato Grosso do Sul, os dados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).
No mesmo período da safra 2014/15 a porcentagem é 2% superior ao índice. Na última semana aconteceu uma evolução de 11,5% para Mato Grosso do Sul, 180 mil hectares foram colhidos neste período.
Áreas de colheita
De acordo com a assessoria da Aprosoja, a região norte de Mato Grosso do Sul apresenta um percentual mais avançado de colheita com 45,6% concluída. As cidades são Sonora, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Bandeirantes.
Já no sul do Estado, 39,3% dos grãos plantados foram colhidos. Essa região compreende as cidades de Antônio João, Bonito, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Vicentina, Amambai, Aral Moreira, Douradina e Juti. Os municípios de Aral Moreira e Amambai estão mais avançados na colheita, com 55% da área concluída.
Na região central, 28,4% foi colhido, o que inclui as cidades de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia, Terenos e Rio Brilhante.