A colheita do milho 2ª safra em Mato Grosso do Sul encerra no dia 5 de setembro. Os dados são da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).
De acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), 60% do milho plantado no Estado já foi colhido e, até o momento, a área colhida total é de 944 mil hectares.
A região norte continua com a colheita mais avançada no Estado, com 70,8% de sua área colhida. Na região sul, a porcentagem média de área colhida é de 60,3%, enquanto a região centro está com 52%.
As cidades de Pedro Gomes e Sonora já atingiram 90% da área colhida, média ainda não alcançada. Já no sul, as cidades mais avançadas são Amambai e Aral Moreira, ambas com mais de 80% do milho colhido. Já na região central de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante é o destaque, com 60% do processo concluído.
De acordo com a assessoria, a projeção da Aprosoja/MS, é de que a produção do Estado seja de 6,2 milhões de toneladas nesta 2ª safra, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que Mato Grosso do Sul produziu 9,1 milhões de toneladas no último ciclo.