Deurico/Capital News
começou plantio da safrinha de milho e produtores precisam realizar manejo adequado da área para não perder produção
A safrinha de milho começou a ser plantada nas principais regiões produtoras do país. O momento é importante para que os produtores coloquem em prática seus aprendizados, destacando a tecnologia Bt e a necessidade do plantio de áreas de refúgio ainda geram muitas dúvidas e desafios.
Produtores podem ter dificuldades na hora de estruturar a sua área. Uma delas é a semente, há uma dificuldade em se encontrar sementes de cultivares semelhantes, com o mesmo ciclo, para realizar uma área de refúgio estruturada.
A não realização da área de refúgio também pode levar ao risco de perda de eficiência da tecnologia. A Coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja/MT, Roseli Giachinni, destaca a necessidade de reservar 10% da área para o refúgio. Esse refúgio, por sua vez, deve ser estruturado, dividido em faixas estruturadas a cada 800m ou então na borda dos talhões. “Mas, efetivamente, precisa respeitar uma distância”, destaca. “Não é só fazer o refúgio, tem que ser de forma adequada”, conclui Coordenadora.