Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019, 09:36 - A | A

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019, 09h:36 - A | A

Senar/MS & Biosul

Comunidade Furnas do Dionísio começa desfrutar da Cana de Açúcar

Um ano após a entrega das mudas

Laryssa Maier
Capital News

Leandro Abreu/ FAMASUL

Comunidade Furnas do Dionísio começa desfrutar da Cana de Açúcar

Com matéria-prima melhor, rapaduras produzidas têm mais qualidade para satisfazer consumidores

A comunidade Furnas do Dionísio já estão desfrutando da cana-de-açúcar. Um ano após a entrega das mudas de cana-de-açúcar, a qual ocorreu em parceria do Senar/MS com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). 

 

Segundo o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura, Dorly Pavei, “No trabalho realizado tivemos outras instituições que auxiliaram a comunidade, como a Biosul que através de seus associados contribuiu com as mudas. Faltava a melhoria na matéria-prima que é utilizada na fabricação da rapadura. Isso tudo fortalece todo o sistema, os beneficiados são os produtores da região. Mais uma ação que o Senar/MS participa para auxiliar os produtores, por meio da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura”.

 

Para o produtor e presidente da Associação dos Produtores da Furnas do Dionísio, Nilson Martins, em um ano de parceria, as mudanças são visíveis e gratificantes.

 

“O resultado é uma cana com teor maior de açúcar do que a gente produzia antes. Através dessas mudas vamos conseguir ampliar o plantio da comunidade. Muito satisfeitos com o resultado. O Senar/MS chegou para darmos um passo grande com a comunidade. Até o momento nós trabalhávamos da maneira que achávamos ser o correto, mas não estava certo. Eu mesmo como produtor estou muito satisfeito. Gastava além do necessário. Com o Senar/MS acompanhando isso mudou”, detalha.

 

Nathália Araújo, técnica de campo do Senar/MS que realiza o atendimento na comunidade, afirma que os primeiros resultados já começaram a ser colhidos.

 

“O pessoal se dedicou bastante desde o plantio. Tradicionalmente eles não faziam adubação de plantio e entramos com essa técnica. Controle de plantas daninhas também para ter um material de qualidade e um bom produto. Estão colhendo os frutos já. Ainda não fizemos a avaliação em números, mas pela observação dos produtores que já tem anos trabalhando com a rapadura, eles afirmaram que o ciclo dela foi mais rápido, o rendimento do caldo da cana também e o teor de açúcar que é maior”, resumiu.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS