Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008, 11h:45 -
A
|
A
Conex divulga carne de MS no Oriente Médio
Da Redação
O presidente do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais (Conex/MS), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, se reúne essa semana, nos Emirados Árabes, com potenciais importadores do complexo carne. Pratini, que também preside a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), vai mostrar um vídeo produzido pela secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), com as oportunidades de negócios que a cadeia produtiva oferece aos investidores.
Em Dubai os compromissos, que acontecem desde ontem com encerramento para quarta-feira (27), reúnem uma comitiva com 66 pessoas entre a equipe da Abiec, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), produtores e parlamentares brasileiros.
Hoje (25) um workshop será promovido, em parceria com a Embaixada Brasileira de Abu Dhabi no Hotel Madinat Jumeirah, para degustação da carne brasileira. Depois do Oriente Médio, Pratini de Moraes pretende trabalhar o mercado chinês, aproveitando os eventos em torno das Olimpíadas de Pequim, além de Marrocos e Indonésia.
Mercado da carne
De acordo com as informações da Abiec, o consumo interno do Brasil, que chega a 74% da carne produzida, não é suficiente para repor as perdas com a redução das exportações para os europeus, principalmente de carnes nobres. Esse é o motivo da aposta de Pratini em novos mercados.
No caso de Mato Grosso do Sul, que ainda não obteve o reconhecimento internacional de livre da aftosa com vacinação, a excelência nas ações sanitárias implantadas já possibilitou a abertura de novos mercados, com exceção do europeu, como é o caso do Irã e Egito, para onde foram exportadas mais de 100 mil toneladas ano passado.
Além desses destinos, Mato Grosso do Sul também já foi habilitado para exportar carne para Israel – atualmente 11 frigoríficos de MS estão habilitados para atender esse mercado. (Informações da Seprotur)