Sábado, 08 de Dezembro de 2007, 08h:49 -
A
|
A
Criado Fórum da Cadeia Produtiva Bovina do Pantanal
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
A harmonia entre a atividade pecuária e a natureza pode render à cadeia produtiva bovina do Pantanal um diferencial de mercado. É o que pensam os participantes do Workshop sobre a Cadeia Produtiva Bovina no Pantanal Sul-Mato-Grossense, encerrado nesta sexta-feira (07), no Hotel Nacional, em Corumbá.
No último dia foi criado o Fórum da Cadeia Produtiva Bovina do Pantanal, que dará continuidade às ações. Este fórum é formado, a princípio, por cinco grupos multidisciplinares que discutiram ações estratégicas para os cinco grandes problemas do setor: classificação área 2 (regra de mercado que limita a exportação de carne produzida no Pantanal), capacitação e extensão rural, falta de valorização da produção ambientalmente correta, infra-estrutura e rentabilidade. O fórum pretende ampliar a participação dos integrantes da cadeia e já marcou para março a divulgação de um documento oficial sobre as decisões tomadas no evento.
Foi a primeira vez que representantes de todos os setores da cadeia produtiva bovina sentaram para conversar sobre o futuro do negócio. O workshop foi promovido pela Embrapa Pantanal e pelo CPP (Centro de Pesquisa do Pantanal).
Cerca de 50 convidados discutiram, durante dois dias, os principais problemas do setor e sugeriram estratégias para solucioná-los. Mas o workshop não termina aí. Cada grupo definiu responsáveis pelas ações que serão desencadeadas.
Em abril deve começar a circular um jornal eletrônico para divulgar as ações da cadeia produtiva. O CPP anunciou que pretende promover em Mato Grosso um evento semelhante ao realizado em Corumbá.
Ao encerrar o workshop, o chefe-geral da Embrapa Pantanal, José Aníbal Comastri Filho, pediu aos participantes que refletissem bastante sobre alguns tópicos discutidos no evento que ele considerou importantes: falta de união entre os membros da cadeia, imagem desgastada dos produtores rurais, necessidade do uso de tecnologia, aumento da produtividade, importância da sustentabilidade, necessidade de padronização de produtos, causas da baixa rentabilidade e foco na satisfação do cliente.
O workshop reuniu representantes de pecuaristas, universidades, sindicatos rurais, transporte fluvial, poder público, pesquisadores, frigoríficos, bancos, peões, certificadores, legisladores, entre outros. (Com informações do Capital do Pantanal)