No final do mês de agosto foi dado inicio ao Mapeamento da Economia Agrícola de MS (MEA/MS), projeto desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e conta com o apoio institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).
Divulgação/Famasul
O projeto é utilizado para caracterizar os sistemas de produção das culturas de soja e milho
O projeto é utilizado para caracterizar os sistemas de produção das culturas de soja e milho, além de identificar custos e análises da rentabilidade de forma regionalizada nas regiões consideradas polos produtivos e áreas de expansão desses segmentos, como é o caso da nova fronteira agrícola, mais precisamente a costa leste do Estado, que não é tradicional neste ramo.
Para a execução do MEA/MS, são utilizados modelos já aplicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As regiões que possuem maior relevância no cultivo de grãos e também áreas de expansão das culturas estudadas receberam o trabalho do MEA, já que possuem periodicidade anual.
O projeto irá beneficiar empresas que possuem ramo rural, como as instituições financeiras, seguradoras, corretoras, fábricas, órgãos estaduais e municipais, comunidade científica, cooperativas entre outros. O programa segue até abril de 2017.