Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 05 de Setembro de 2016, 13:33 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2016, 13h:33 - A | A

Economia

Custo na produção agrícola começa a receber mapeamento econômico

Mapeamento da Economia Agrícola teve início no final de agosto no estado

Edyelk dos Santos
Capital News

No final do mês de agosto foi dado inicio ao Mapeamento da Economia Agrícola de MS (MEA/MS), projeto desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e conta com o apoio institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Divulgação/Famasul

Custo na produção agrícola começa a receber mapeamento econômico

O projeto é utilizado para caracterizar os sistemas de produção das culturas de soja e milho

O projeto é utilizado para caracterizar os sistemas de produção das culturas de soja e milho, além de identificar custos e análises da rentabilidade de forma regionalizada nas regiões consideradas polos produtivos e áreas de expansão desses segmentos, como é o caso da nova fronteira agrícola, mais precisamente a costa leste do Estado, que não é tradicional neste ramo.

Para a execução do MEA/MS, são utilizados modelos já aplicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As regiões que possuem maior relevância no cultivo de grãos e também áreas de expansão das culturas estudadas receberam o trabalho do MEA, já que possuem periodicidade anual.

O projeto irá beneficiar empresas que possuem ramo rural, como as instituições financeiras, seguradoras, corretoras, fábricas, órgãos estaduais e municipais, comunidade científica, cooperativas entre outros. O programa segue até abril de 2017.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS