Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024


Rural Terça-feira, 24 de Junho de 2008, 12:08 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2008, 12h:08 - A | A

Efeito das geadas já reflete no preço do milho

Da Redação- (JG)

O efeito das geadas que atingiram as lavouras de milho safrinha dos municípios da região centro-sul de Mato Grosso do Sul, e algumas, no estado do Paraná, contribuiu para o aumento da cotação do produto, nos negócios realizados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF). No fim da última semana, a saca do milho chegou a ser comercializada a R$ 30,00, tendo se estabilizado em R$ 28,00, na segunda-feira (23/06). As informações são do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Eduardo Corrêa Riedel.

Segundo Riedel, ainda é cedo para se fazer um levantamento do estrago feito pelas geadas, aqui no estado. “Por enquanto é difícil mensurar as perdas, mas uma estimativa inicial indica que a queda de produtividade deve ficar entre 20% e 30%”, afirma, e completa: “Tudo indica que o preço do milho safrinha será bom, o que faz com que o produtor que sofreu perdas tenha, realmente, muito a lamentar.”

Ele acrescenta ainda que a destruição de lavouras de milho nos Estados Unidos, pelas enchentes dos últimos dias, foi outro fator – entre muitas variáveis – que também interferiu na elevação do preço do produto. “O mercado interno acompanhou essa alta”, lembrou o vice-presidente, ao analisar o que ocorreu no mercado sul-mato-grossense e em outros estados.

Antes das geadas em Mato Grosso do Sul, 2,92 milhões de toneladas, conforme os dados do IBGE, uma estimativa 22,44% superior que a safrinha anterior. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS