A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulga o primeiro balanço sobre o avanço da semeadura da oleaginosa no estado. Em apenas 15 dias 5,4% da área de soja é semeada em Mato Grosso do Sul.
Técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Sigo MS), visitaram propriedades dos principais municípios produtores do grão. Ao todo 5,4% da área de soja acompanhada pelo Siga MS iniciou o plantio até 30 de setembro.
De acordo com a Aprosoja/MS, a estimativa é que sejam utilizados 2,520 milhões de hectares nesta safra, projeta produção de 7,787 milhões (7,79) de toneladas do grão e estima produtividade de 51,5 sacas por hectare, mesma média de produtividade obtida no ciclo passado.
Na região Sul a porcentagem média de área plantada mais avançada, aproximadamente 8,3%. Cinco municípios apresentam plantio acima da média. Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentam 15% da semeadura concluída.
Já a região centro está com 0,6% da área plantada, sendo que apenas as cidades de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante iniciaram o plantio. Na região norte, que apresenta 0,9% da semeadura concluída, apenas os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e São Gabriel do Oeste começaram a plantar.
Até o momento foram plantados aproximadamente 124 mil hectares e o levantamento indica que a semeadura poderá se estender até a primeira quinzena de novembro.