A produtividade da 2ª safra do milho prevê déficit de 32,16%, já que na safra 2014/15 foi alcançada média de 88,3 sacas por hectare e a estimativa atual é de 59,9 sacas por hectare. O número foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela entidade, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).
Esta queda acentuada na estimativa de produtividade se deve a fatores climáticos, principalmente a ocorrência recente de geadas em diferentes pontos do estado. Esse fenômeno pode ter impactado diretamente 208 mil hectares de plantações de milho segunda safra.
Os municípios mais afetados foram do extremo sul do Estado, como Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai, Caarapó, Antônio João, Aral Moreira, e ainda municípios do centro-sul, como Sidrolândia e Rio Brilhante.
Já em relação à produção, a projeção é de 6,2 milhões de toneladas, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que o Estado produziu 9,1 milhões de toneladas na última safra.