Nos dias 6 e 7 de dezembro Corumbá será sede de um grande debate sobre a cadeia produtiva bovina do Pantanal sul-mato-grossense. Será realizado um workshop para discutir o tema, com a participação de responsáveis por tomadas de decisões no município, na região, no Estado e no país.
A pesquisadora Sandra Aparecida Santos, da Embrapa Pantanal (unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento R11; MAPA), disse que são esperados aproximadamente 60 participantes. O evento é direcionado a convidados e organizado pela Embrapa Pantanal e pelo CPP (Centro de Pesquisas do Pantanal), com apoio do Sindicato Rural de Corumbá.
O workshop deve atrair fazendeiros, representantes do governo, legisladores, pesquisadores, sindicatos rurais, certificadores, peões, condutores de comitivas, frigoríficos, órgãos financiadores, supermercados, órgãos de extensão, varejistas, representantes da sociedade local e da Bolívia, além de outros participantes das áreas de segurança e qualidade alimentar, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, exportação, conservação ambiental, aspectos sociais, atividade econômica lucrativa e produção animal sustentável.
"O objetivo é reunir representantes da cadeia produtiva bovina do Pantanal em Mato Grosso do Sul para identificar problemas e definir estratégias de ação para melhorar o desempenho e competitividade da carne do Pantanal, dentro dos princípios de sustentabilidade", disse Sandra Santos.
A partir deste evento o público terá uma visão sistêmica da cadeia produtiva e a definição dos diferentes agentes do processo e suas interações. No workshop deve ser criado o Fórum da Cadeia Produtiva Bovina do Pantanal, que dará continuidade às discussões depois do evento.
Além de subsidiar políticas públicas, as discussões devem direcionar as pesquisas relacionadas à produção bovina realizadas no Pantanal.
Sandra Santos disse que a idéia de promover o workshop surgiu há alguns anos, em virtude da falta de organização e interação da cadeia produtiva, "não só no Pantanal, mas no Brasil todo". A pesquisadora coordena a Rede Pecuária do CPP.
PROGRAMAÇÃO
O workshop será realizado no Hotel Nacional, a partir das 8h do dia 6, quinta-feira. A abertura será feita pelo chefe-geral da Embrapa Pantanal, José Aníbal Comastri Filho, e com o secretário executivo do CPP, Paulo Teixeira de Souza Jr. Confira a programação:
DIA 6
8h: Abertura
8h30 às 9h: Agregação de valor à produção bovina no Pantanal
Helinton José Rocha R11; diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária da SDC/Mapa
9h às 9h15: Alianças mercadológicas da cadeia bovina no Pantanal
Roberto Aguilar R11; pesquisador da Embrapa Pantanal
9h15 às 9h30: Competitividade e sustentabilidade da pecuária de corte no Pantanal R11; Sandra Aparecida Santos R11; pesquisadora da Embrapa Pantanal
9h30 às 10h: Apresentação da metodologia
10h às 10h15: Intervalo
Trabalhos em grupos heterogêneos
10h às 11h15: Discussão sobre cadeia produtiva bovina no Pantanal R11; papel dos diferentes atores
11h15 às 12h15: Plenária R11; apresentação das discussões em grupo
12h15 às 13h45: Intervalo para almoço
Trabalhos em grupos por níveis da cadeia
13h45 às 14h: Definição de grupos (pré-estabelecidos) e nomeação de um facilitador e um relator para cada grupo
14h às 16h: Levantamento dos problemas relacionados à efetividade da cadeia produtiva bovina
16h às 16h15: Intervalo
16h15 às 17h15: Plenária R11; apresentação das discussões dos grupos
17h15 às 19h: Início das atividades de definição das estratégias de ações, dentro dos critérios de sustentabilidade, para aumentar a competitividade das cadeia produtiva bovina no Pantanal
20h30: O futuro do agronegócio e as perspectivas para a cadeia da carne bovina R11; Antonio Marcio Buainain, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Esta palestra será realizada no Sindicato Rural, aberta aos produtores sindicalizados
DIA 7
8h às 8h15: Plenária R11; recapitulação da última atividade do dia anterior
Trabalhos em grupos por níveis da cadeia
8h15 às 10h: Continuidade das atividades de definição das estratégias de ações, dentro de critérios de sustentabilidade, para aumentar a competitividade da cadeia produtiva da carne no Pantanal
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às 11h15: Apresentações dos grupos, em plenária
11h15 às 12h: Considerações finais e formação dos grupos de discussão em rede para dar continuidade ao processo, com a formalização do Fórum da Cadeia Produtiva Bovina do Pantanal.
12h: Encerramento das atividades
(Com informações do Capital do Pantanal)