Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008, 10h:42 -
A
|
A
Famasul participa de audiência no Senado sobre embargo da UE
Da redação
O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Junior, participa nesta quarta-feira (13), da Audiência Pública no Senado Federal sobre o embargo da União Européia (UE) à importação de carne bovina brasileira. A audiência acontece no Anexo II do Senado Federal, em Brasília (DF).A audiência foi requerida pelo senador Neuto de Conto (PMDB/SC), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
“A Famasul está preocupada com o embargo já que qualquer restrição afeta o valor da arroba do boi e nós queremos levar essa preocupação aos senadores do estado”, apontou o presidente. Para Ademar é preciso, primeiro cobrar uma posição do Itamarati, que não pode deixar de discutir sobre os mercados mundiais e, depois, pedir ao MAPA prioridade para a solução do problema. “É preciso dar prioridade no assunto”, destacou.
Conforme Ademar, com a Zona de Alta Vigilância, os produtores da fronteira estão sentindo na pele os impactos dos focos de febre aftosa há três anos. “Os produtores estão investimento em programas, na IAGRO, comentou. O presidente afirmou que causou estranheza a mudança das datas da reunião da OIE de fevereiro para abril deste ano. “Falta empenho dos agentes de Sanidade para solucionar o problema”, colocou.
Participam também da audiência, o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Fábio de Salles Meirelles; secretário de agricultura do estado de Minas Gerais, Gilvan Rodrigues, que representará os colegas de pasta de outros estados brasileiros, além de um representante da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).