Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Rural Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007, 17:47 - A | A

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007, 17h:47 - A | A

Fundo para sanidade avícola é criado em MS

Sato Comunicação


Foi oficializada hoje (21), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a criação do Fundo Privado de Sanidade Avícola (FUPRISA). O objetivo é recolher recursos para indenização de doenças aviárias. “Nesse momento, não há focos de doenças, como a gripe aviária ou a new castel. Mas com o fundo, podemos nos antecipar e investir na sanidade”, aponta Ademar Silva Junior, presidente da FAMASUL.

O Fundo é mantido através de recolhimento do setor industrial, da área de genética, postura e corte. O conselho que administra o FUPRISA é composto por produtores rurais, representantes do setor produtivo, indústrias e conta ainda com a participação da Iagro e SFA. Nesse primeiro ano, o conselho será presidido pela FAMASUL. “A participação de órgãos de vigilância federal e estadual é para atender os pré-requisitos para a certificação regional do produto”, explica a fiscal federal do Ministério da Agricultura, Priscila Nogueira Ferraz.

Produção em MS

O setor avícola sul-mato-grossense ocupa o 6º lugar no ranking nacional, com mais de 470 mil aves por dia. Da produção total, 90% é destinada à exportação. Os principais importadores de frango do Mato Grosso do Sul são a União Européia, Rússia e Oriente Médio. Somente no Estado, o setor emprega mais de cinco mil pessoas.

De acordo com a assessora econômica da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, o Estado conta com seis indústrias, “sendo que 100% trabalha com sistema de produção, ou seja, a indústria fornece ao produtor o animal (pintinho), a ração e muitas vezes até financia o aviário. Com isso o produtor tem o compromisso de entregar o frango pronto para o abate na indústria. Dos 1.200 aviários em Mato Grosso do Sul, 770 estão integrados a esses sistema”, complementa.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS