Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 27 de Maio de 2008, 16:40 - A | A

Terça-feira, 27 de Maio de 2008, 16h:40 - A | A

Governador André se reúne com OIE na quarta-feira

Sato Comunicação

O governador André Puccinelli, a secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, participam na quarta-feira, dia 28, de uma reunião com os técnicos da Organização Internacional de Epizootias (OIE), em Paris. A reunião apontará quais as ações que devem ser tomadas por Mato Grosso do Sul para que em 60 dias, o Estado seja novamente avaliado.

“O governo do Estado e os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm se esforçado para que o estado obtenha o status de Área Livre. Nesse primeiro momento, não teremos prejuízo com a não liberação pela OIE”, comentou o presidente da FAMASUL.

A OIE declarou nesta terça-feira (27) a liberação de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal e adiou para julho a avaliação sobre o status sanitário de Mato Grosso do Sul. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, descartou que a mudança no status possa incrementar a receita com exportações no curto prazo, já que existe uma baixa oferta de animais para abate no mercado interno brasileiro.

Conforme o presidente da entidade, a demanda por alimentos, entre eles a carne bovina, continua com tendência de alta. “O valor da arroba não deve não tende a cair”, destacou o presidente da entidade. A assessora de economia da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, concorda e aponta que, só um seca muito forte pode aumentar o cenário do mercado bovino. “"O prognóstico de curto a médio prazo é uma tendência de alta, até porque houve uma forte redução de oferta e as escalas continuam curtas nos frigoríficos”", apontou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS