Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Rural Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008, 14:07 - A | A

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008, 14h:07 - A | A

Governo federal vai investir na ampliação da Ferroeste para ajudar o Agronegócio

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governo federal vai liberar R$ 1 milhão para o início das obras de expansão da Ferroeste no Paraná. O dinheiro começa a ser entregue a partir do ano que vem.

Até 2011, a previsão é de que os trilhos do trem atravessem o Paraná e cheguem a estados vizinhos. O projeto prevê a criação de 170 quilômetros de trilhos, de Cascavel até Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado. Cerca de 365 quilômetros de trilhos de Guarapuava, na região Central, até Paranaguá, no Litoral.

Além de 300 quilômetros entre Laranjeiras do Sul, região Central do estado, e Chapecó, em Santa Catarina. E outros 440 quilômetros de Cascavel, Oeste, a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. No total devem ser construídos mais de 1.200 quilômetros de ferrovia.

Hoje, a Ferroeste transporta 150 mil toneladas de soja, milho, carne de frango e porco por mês. Os trilhos foram feitos há mais de 10 anos, e na época, foi utilizada a mão-de-obra do exército. Para a ampliação, o governo estuda empregar o mesmo recurso novamente.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV, Ademir Bier, diretor da Ferroeste, disse que a ampliação vai fazer com que produtos das regiões do Mato Grosso do Sul, do Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina possam atingir diretamente o Porto de Paranaguá, no Litoral.

Já Valdinei Silva, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, afirmou ao telejornal que não adianta só levar o trilho às regiões. É preciso que a ferrovia seja reparada e que se tenha um bom uso da malha já existente. Segundo a Ferroeste, o projeto prevê a criação de linhas novas, não utilizando mais as antigas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS