Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024


Rural Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008, 17:13 - A | A

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008, 17h:13 - A | A

Governo participa de lançamento de Agropólo na Capital

assessoria

O governo do Estado, representado pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias e pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão participou no último sábado (09) em Campo Grande do lançamento do primeiro de 11 pólos de produção integrada e sustentável (Agropólos) que serão instalados no município por meio da Prefeitura Municipal. O objetivo com a instalação dos pólos agrícolas é de organizar as cadeias produtivas, diversificar a produção agrícola e a renda dos produtores rurais diminuindo a dependência de importação de hortifrutigranjeiros no município. O lançamento aconteceu durante um café da manhã nas localidades dos assentamentos Nova Era e Terra Boa com a assinatura de termos de cooperação pelo prefeito Nelson Trad Filho.

Cada pólo a ser instalado terá como referência a vocação produtiva natural da região, sendo que no caso do Nova Era/Terra Boa o diagnóstico técnico apontou os pontos fortes e as oportunidades para a implantação de programas de fomento nos segmentos de horticultura e silvicultura.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com diversas instituições entre elas Seprotur, Agraer, Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) e Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopgrande). Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a instalação dos pólos surge a partir de uma congregação de esforços para o desenvolvimento das regiões beneficiadas. “A Agraer é de fundamental importância neste processo, uma vez que as ações de desenvolvimento serão geradas a partir do trabalho de assistência técnica prestado pelos nossos técnicos em parceria com os técnicos da Prefeitura Municipal”, ressaltou Roldão.

Segundo Roldão, a Agraer, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) será responsável também pela perfuração de poços para distribuição de água junto aos assentamentos Nova Era e Terra Boa.

A atividade leiteira também será incentivada na região através da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Turismo, Ciência e Tecnologia (Satur) e a Seprotur para a efetivação do programa de controle sanitário e fomento à pecuária de leite na localidade.

A expectativa da Prefeitura Municipal é de que ainda no primeiro semestre deste ano sejam instalados outros pólos nas regiões de Conquista, Três Barras, Anhanduí, Aguão, Rochedinho e região Metropolitana.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS