Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008, 11:01 - A | A

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008, 11h:01 - A | A

Iagro já contabiliza 45% de animais vacinados na Zona de Alta Vigilância

Da Assessoria

A campanha de vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos com até 12 meses de idade na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), iniciada no dia 15 deste mês, já alcança 45% da meta prevista de vacinar integralmente todos os animais até o dia 15 de março.

Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, apesar das fortes chuvas que vêm atingindo o Estado nos últimos dias, a vacinação não foi interrompida.

“Cerca de 250 funcionários da Iagro trabalham na ZAV, entre médicos veterinários, agentes administrativos e auxiliares, além de oito equipes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que auxiliam nos trabalhos”, informa Bacha.

A ZAV compreende uma faixa de aproximadamente 15 quilômetros de largura a partir da linha de fronteira, que se estende pelos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

Campanhas

De 1º a 31 de maio é o período de vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos, independente da idade. De 20 de novembro a 20 de dezembro, a vacina deve ser aplicada em o todo rebanho bovino e bubalino, independente da idade.

Após a vacinação, é obrigatório o registro das vacinas nas unidades veterinárias locais da Iagro, que deverá ser feito em até 15 dias após o encerramento da campanha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS