"A Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) é uma grande formadora de lideranças. Está no estatuto dela". A afirmação é do ex presidente da Famasul, Leoncio Brito, que estará presente nesta terça-feira (7), às 18h, na entidade, para participar de uma confraternização que irá reunir um grupo de lideranças do agronegócio formado pelo curso "Líder MS".
Formatado nos mesmos moldes do "Liderusp - Liderança Rural de São Paulo", o "Líder MS" nasceu da necessidade de capacitar, levar conhecimento e debater informações primordiais à líderes de sindicatos rurais. "Um líder deve saber se relacionar com a sociedade", ressaltou Leoncio.
De acordo com o ruralista, o curso foi estruturado com base em uma pesquisa realizada pela Famasul, em 2001, a qual foi elaborada com o objetivo de traçar o perfil e identificar as reais necessidades dos produtores rurais do Estado.
O treinamento de liderança rural em Mato Grosso do Sul, oferecido pela Famasul há cerca de 8 anos, capacitou representantes de sindicatos rurais do Estado e atores ligados diretamente à gestão da atividade rural. "O produtor precisa de informação e capacitação para a gestão da atividade rural. A qualificação dessas lideranças é importante para o desenvolvimento do Estado", reforçou Brito.
Na época, o curso teve como alunos nomes que hoje atuam na liderança e gestão do setor em Mato Grosso do Sul, dentre eles: Ademar Silva Júnior, vice-presidente de finanças da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Eduardo Riedel, presidente em exercício da Famasul, Carlos Alberto do Valle, superintendente da Famasul e Maria Lizette Barreto, diretora tesoureira da Famasul.(Famasul)