A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) divulgou dados nesta quinta-feira (14) revelando que o plantio do milho no estado atingiu a marca de 96,7% da área total de lavouras em MS.
Dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (Siga-MS), apurados no último dia 8 de abril e divulgados hoje, apontam que a região sul do estado é a área com a maior média de plantação, cerca de 99,2%. Quase todas as cidades da região estão com o plantio avançado, apenas Bonito e Ponta Porã é que ainda não ultrapassaram a média de 99%.
Na região central o cenário não é muito diferente, está um pouco abaixo apenas, com 97,7% de área plantada, sendo que Campo Grande, Jaraguari, Sidrolândia e Terenos ainda não finalizaram o plantio. Até a data em que o mapeamento foi realizado, no dia 8 de abril, a região norte é era a área com o maior atraso na plantação de milho no estado, estando 73,1% plantado. Somente três cidades na região atingiram marcas acima de 99%, sendo Bandeirantes, Coxim e São Gabriel do Oeste.
Comparando os números da safra 2015/2016 com os dados levantados durante a safra 2014/2015, é possível perceber um atraso de aproximadamente 2,4%, de acordo com a Aprosoja. Por conta do atraso, a preocupação é quanto se a colheita vai ser feita por completo, em 100% da área estimada.
A expectativa ficará em cima de cidades como Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora, que não realizaram plantio nas últimas duas semanas.