Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 02 de Abril de 2009, 07:08 - A | A

Quinta-feira, 02 de Abril de 2009, 07h:08 - A | A

Ministro da Agricultura diz que setor produtivo não pode parar

Da Redação (LM)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, foi recebido pelo governador André Puccinelli e pela secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias ontem ao chegar à Base Aérea de Campo Grande.

As autoridades conversaram sobre os assuntos de interesse nacional e regional, como a situação do setor produtivo e a crise financeira internacional. Na opinião do ministro, é preciso atentar-se ao contexto. “Não dá para agir como se estivesse tudo normal. Há sim um ambiente de crise e precisamos atuar para continuar trabalhando, para que as cadeias de produção permaneçam em atividade”, disse Stephanes.

O ministro sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá liberar cerca de R$ 100 bilhões para ajudar os frigoríficos que estão efetuando demissões, parando a produção e que até decretaram falência. “Estamos angustiados com a morosidade do BNDES em liberar estes recursos. Já venho conversando com o presidente Lula e agora é aguardar para podermos agir”, afirmou o ministro. A destinação dos recursos caberá ao Banco do Brasil.

Para o governador André Puccinelli, a atuação do ministro Stephanes na questão dos frigoríficos tem sido exemplar. “Ele é um ministro competente, parceiro do setor produtivo. Por isso, estamos atuando juntos para manter os trabalhadores em seus empregos. O que não pode é quebrar a cadeia, pois quem produz, gera emprego, renda e possibilita exportação”, avalia Puccinelli.

Hoje (2), às 8h30, o ministro participa de um café da manhã na Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), localizada no ambiente da Expogrande. A seguir, Stephanes se reúne com lideranças do setor agropecuário sul-mato-grossense no auditório da Acrissul.

(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS