Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007, 15h:05 -
A
|
A
MS reconquista mercado russo para a carne bovina
Notícias MS
Campo Grande (MS) – A Rússia vai retomar a compra de carne bovina de Mato Grosso do Sul a partir do dia 1º de dezembro. A notícia de que o Estado reconquistou o maior mercado comprador internacional foi recebida esta manhã pelo ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, que comunicou imediatamente ao governador André Puccinelli.
O anúncio da retomada da importação pelo país asiático chega 16 dias depois de o Ministério ter declarado, em âmbito nacional, a volta do reconhecimento de Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação. O governador André Puccinelli comemorou a notícia e atribuiu a suspensão do embargo russo à competência da atuação conjunta do governo e do setor produtivo na sanidade animal.
A oportunidade de voltar a vender carne para a Rússia chega antes mesmo do reconhecimento internacional da ausência de aftosa pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). A recente decisão do Ministério da Agricultura brasileiro foi suficiente para reabrir o mercado.
Até dois anos atrás, quando o foco de febre aftosa barrou as exportações, os russos eram os maiores compradores estrangeiros. “Essa é uma ótima notícia, depois de termos ficado dois anos fora do mercado comprador russo”, disse a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Produção, Indústria, Comércio e Turismo). Ela aponta a credibilidade da decisão do ministério brasileiro e a satisfação com o serviço de sanidade desencadeado no Estado como determinantes para a reabertura do mercado. A secretária ainda não tem o montante que representa a carne vendida para a Rússia, mas reforça que o país sempre encabeçou a importação.
A expectativa do governador André Puccinelli é que o anúncio gere as mesmas decisões positivas em outros países compradores. “Tivemos recentemente a visita de uma missão sul-africana, vieram também outras missões estrangeiras. Acredito que vendo o trabalho de controle sanitário que é feito aqui, os compradores retornem”, comemorou o governador.
Vigilância
A boa notícia vinda da Rússia reforça o empenho nas ações de sanidade desencadeadas pelo governo estadual em conjunto com a classe produtora e o governo federal. “Não podemos deixar entrar animais sem controle, vamos manter a parceria com o Paraguai, vamos manter a união de todos”, garantiu. André elogiou também a atuação da bancada federal na luta pela retomada do status sanitário e das exportações.
O deputado federal Waldemir Moka se mostrou surpreso com o anúncio russo. “A expectativa é que o próximo passo depois da liberação pelo Ministério fosse a decisão da OIE. Mas a Rússia se antecipou, isso é muito bom. Tenho certeza que, a partir daí, outros mercados se abrirão”, aposta o parlamentar.