Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Rural Sexta-feira, 06 de Junho de 2008, 07:57 - A | A

Sexta-feira, 06 de Junho de 2008, 07h:57 - A | A

Nova diretoria da Associação dos Criadores de Brahman do MS foca na indústria

Da Assessoria

Foco no atendimento à indústria frigorífica e na união dos criadores locais: estas são as apostas para expandir a raça Brahman, da recém-eleita diretoria da Associação dos Criadores de Brahman do Mato Grosso do Sul (ACBMS), extensão da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), no estado.

O projeto da entidade, presidida pelo médico veterinário Gustavo Torres Vilaverde, para o biênio 2008/2009, é desenvolver parcerias com instituições e empresas do agronegócio, visando o melhoramento genético da raça e convênios comerciais que proporcionem o resultado eficiente dos touros Brahman a campo – atendendo aos criadores, e o bom acabamento de carcaça e carne de qualidade – atendendo aos frigoríficos. “Uma raça só cresce se demonstrarmos bons resultados no pasto e se os frigoríficos se interessarem pela carne”, frisa Vilaverde. “Trabalhamos para que o Brahman tenha um volume de aceitação cada vez maior”, complementa o dirigente.

Vilaverde afirma que a raça tem demonstrado forte crescimento no Mato Grosso do Sul devido à ampliação do rebanho comercial com touros e ao cruzamento industrial. "MS é um celeiro da carne brasileira, precisamos divulgar o Brahman pelas vantagens como zebu produtivo, precocidade sexual, rusticidade, habilidade materna, temperamento dócil, terminação precoce e boa capacidade de adaptação ao clima. Vamos realizar mais abates técnicos para comprovar essas qualidades, cientificamente”, comenta o presidente.

Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB): A entidade vem buscando o fortalecimento de suas associações estaduais para difundir a presença da raça no País, com ações de âmbito nacional e regional. “Quando o produtor comprovar o retorno financeiro que o Brahman proporciona, ele entenderá porque apostamos tanto nessa raça”, salienta o presidente Amauri Dimarzio.

Entre as ações de destaque da entidade para os próximos meses, além de exposições regionais, estão a realização da ExpoBrahman, entre os dias 13 e 19 de outubro, em Uberaba (MG) e o Congresso Brasileiro e Latino-americano, que vai ocorrer entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2009, no Rio de Janeiro (RJ). O Brasil também será sede, pela primeira vez, do Congresso Mundial da Raça Brahman, a ser realizado em 2010, também em Uberaba (MG).

Confira o quadro completo da nova diretoria ACBMS:

Presidente: Gustavo Torres Vilaverde
Diretor Tesoureiro: Evaristo André Herkert
Diretor Técnico: Andrés Sobalvarro
Diretor Secretário: Milton Gonçalves Dias
Conselho Fiscal: Gerson Dias, Cláucio de Paula Vieira e José Darcioni Paraboni

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS