João Prestes / Semagro
Novo terminal ferroviário de Chapadão do Sul será inaugurado nesta quarta-feira (04)
O novo terminal ferroviário de Chapadão do Sul será inaugurado nesta quarta-feira (04). A obra vai beneficiar os produtores da região, reduzir custos com transporte e melhorar a logística.
Reativado em fevereiro de 2017, foram movimentadas 600 mil toneladas de soja e milho até o fim do último ano. O novo terminal passa a ter capacidade de embarcar até dois milhões de toneladas de grãos em 12 meses. O crescimento é estimado em mais de 300%.
A ampliação contou com investimento de R$ 27 milhões da Rumo Logística, concessionária que administra a Ferronorte, em parceria com a Engelhart Commodities Trading Partners (ECTP).
O plano de obras foi dividido em duas etapas. A primeira parte consistiu na reforma estrutural do terminal, para garantir a reativação das operações. Em seguida, os serviços foram concentrados na ampliação. Foram instalados um novo tombador e duas novas tulhas, com aumento na capacidade estática de nove mil para 39 mil toneladas.
De acordo com o secretário de Estado Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o objetivo é gerar transporte mais eficiente e barato. A expectativa é que o terminal atraia a produção de toda região norte de Mato Grosso do Sul e municípios de Goiás que fazem divisa com o estado.
Na mesma ferrovia, foi inaugurado o terminal de celulose de Aparecida do Taboado, no ano passado. “Então, hoje essa ferrovia já está levando celulose, agora a parte de grãos e, futuramente, etanol. Portanto ela está focada em commodities. Dessa forma nós podemos, a partir desse terminal, mandar etanol para São Paulo e trazer combustível de São Paulo para Chapadão.”
Ferronorte
A Ferronorte ou Ferrovia Norte Brasil (EF-364) estende-se por 755 quilômetros, de Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), cortando em seu trajeto o Nordeste de Mato Grosso do Sul. A Ferronorte, junto com a Malha Paulista, forma o principal corredor de exportação agrícola do Brasil, ligando as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste brasileiro ao porto de Santos.