O ciclo de palestras do Canasul, que acontece em Dourados de 7 a 9 de novembro, já está definido. Ao todo são 12 palestras tratando de vários assuntos, que vão ajudar a promover todos os setores da cadeia do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. Segundo a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, ao mesmo tempo em que apresenta novas tecnologias, as palestram ensinam sobre negócios e apresenta estudo de casos de sucesso.
A primeira palestra do dia 8 acontece às 8h, com Roberto Hollanda Filho, presidente Biosul. Ele fala sobre o tema “Cenário Estadual e Perspectiva de Crescimento para Mato Grosso do Sul”. Logo em seguida, às 9h, José Gustavo Nogueira Angelluci, diretor da Bio TI Sistemas e Automoções, fala sobre “Certificado de Cana Digital e Automação de Controle de Combustível”. Às 10h o assunto é “Palha - Potencial Adicional para Energia Elétrica e Mão de Obra, Montagens e Fabricações. Qualificação Profissional e Modelo de Gestão (Fiscalização e Diligenciamento)”, com Renato Rodrigues Junior, diretor da MFurco Engenharia.
Após o almoço, às 13h, Ismael Perina, presidente da Orplana, fala sobre a “Relação Fornecedores/Produtores com as Usinas”, tendo como debatedor Luis Alberto Morais Novaes (Mandi), coordenador da Comissão Técnica de Agroenergia da Famasul. Em seguida (14h), o tema abordado será o “Setor Metal Mecânico x Potencialidades das Indústrias no Cenário Nacional”, com o presidente do Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Adézio Jóse Marques. Ele também falará sobre a importância do Ceise Br para esse setor.
Às 15h, os “Indicadores Industriais da Safra 2011/2012”, será apresentrado por Eliana Aparecida Canevarolo, presidente Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro). A palestra das 16h é sobre a “Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho para o Setor Sucroenergético”, com Antonio Carlos Fonseca Vendrame, professor engenheiro do Sesi Nacional. Já o tema “Técnicas sobre Acoplamentos Mecânicos utilizado na transmissão de eixos em equipamentos de indústrias, incluindo as usinas de Açúcar e Álcool”, será tratado às 17h por Nerio Boffi, engenheiro da empresa Antanres Acoplamentos.
Já a primeira palestra do dia 9 terá o tema “Como vender para grandes empresas - Caso Raízen”, oferecida pelo Sebrae/MS. Às 9h, Marcelo Pelegrini, secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento, Agricultura e Relações do Trabalho de Sertãozinho (SP), fala sobre o “Caso de Sucesso – Sertãozinho/SP”, contando as experiências dessa cidade no desenvolvimento do pólo sucroenergético.
Às 10h, tem a palestra “Ocupações do setor sucroenergético: O processo de formação de profissionais”, com Jaime Verruck, diretor regional do Senai/MS. Às 11h, Guilherme Lafourcade Asmus, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste aborda o tema “Embrapa – Atuação da Embrapa em Pesquisa com Cana-de-açúcar no MS”.
O Canasul 2011 acontece no salão de eventos da Unigran, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, com feira de produtos para o setor, palestras e workshop e rodada de negócios.