Por conta escassez de chuvas, principalmente na região norte de Mato Grosso do Sul, conforme levantamento realizado pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), demonstrou atraso na semeadura da safra.
Divulgação/Assessoria Aprosoja
A região sul do estado está com porcentagem média de área plantada mais avançada
A safra de 2016/2017 de soja registra um atraso de 7,6% em comparação ao mesmo período do ciclo de 2015/2016, conforme os dados divulgados na Circular Técnica n° 182, da Casa Rural, nesta quinta-feira (27).
De acordo com a Aprosoja/MS, foram plantados até o momento aproximadamente 1,1 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul, o que significa que 45,4% das lavouras do estado já foram semeadas.
A região sul do estado está com porcentagem média de área plantada mais avançada, em torno de 56,5%, enquanto que outras cinco cidades do sul do estado já se aproximaram de 80% de área plantada e o município de Coronel Sapucaia já encerrou a semeadura.
Na região norte, no entanto, apenas 24,7% das lavouras foram semeadas. Os municípios de Alcinópolis, Camapuã e Paraíso das Águas ainda não iniciaram o plantio. Já a região centro apresenta 31,2% da área plantada, sendo o município de Bandeirantes o mais avançado, com 40% do plantio concluído.