Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008, 16:27 - A | A

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008, 16h:27 - A | A

Preço do leite teve queda de até R$0,12 em MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A trajetória de queda nos preços do leite recebidos pelos produtores continuou pelo terceiro mês consecutivo, conforme levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ-USP). A retração no valor bruto de setembro, referente ao produto entregue em agosto, foi de 5,5 centavos por litro, ou 7,62%, considerando-se os sete Estados tradicionalmente incluídos na média ponderada nacional (RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA).

Dessa forma o valor médio caiu para R$ 0,6574/litro (valor bruto). Em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, Estados que ainda não compõem a média nacional do Cepea, as quedas foram ainda maiores, chegando a 9 e 12 centavos por litro, respectivamente. O valor do último pagamento é cerca de 10 centavos maior que o de setembro/2006 e de 2005, e pouco menor que o de setembro/2004, na comparação com valores deflacionados pelo IPCA.

Segundo os técnicos do Cepea, o comportamento dos preços reflete uma acomodação tanto dos valores pagos aos pecuaristas quanto dos preços dos derivados de leite, em função de a oferta ter avançado em ritmo mais acelerado que a demanda, apesar dos bons índices de crescimento da economia brasileira e dos resultados recordes nas exportações. A produção de leite nos oito primeiros meses deste ano aumentou 19% em relação do volume captado em igual período do ano passado.

No segundo semestre deste ano, conforme a avaliação dos pesquisadores do centro, a recuperação da oferta que normalmente ocorre neste período está mais lenta que nos anos anteriores. Conforme o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L), o volume de leite recebido pelas empresas em agosto foi 1,28% superior ao de julho, enquanto no mesmo período do ano passado foi de 7%. (Agência Estado)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS