Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Rural Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007, 12:32 - A | A

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007, 12h:32 - A | A

Prefeitura investe no rebanho dos assentamentos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, vem promovendo significativos investimentos à agricultura familiar nos assentamentos Lagoa Grande, Amparo e Formosa, bem como a produtores de pequenas propriedades rurais no município.

Os investimentos são com melhoramento genético para produção de leite; assistência técnica em manejo, nutrição e sanidade animal; realização de cursos; apoio à agricultura familiar; plantio de árvores nativas, frutíferas e de reflorestamento; formação de lavouras de cana-de-açúcar para viveiro de mudas; pastagens e prevenção e também à suinocultura, avicultura e ovinocultura.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Ermínio Guedes dos Santos, a Prefeitura está iniciando um projeto específico para produtores de leite nos três assentamentos, para melhoramento genético dos rebanhos com 100% de inseminação artificial. Para isso, no lote 116 do Assentamento Lagoa Grande, a Prefeitura disponibilizou um botijão de sêmen de touros das raças puras holandês, gir e jersey para uso dos produtores rurais.

Ermínio explica que, para 2008, a Prefeitura vai incentivar a formação de um rebanho de 500 vacas para a meta de produção de 1,5 milhão de litros de leite por ano. Pela compra direta, que a Prefeitura está implementando, o município vai adquirir, de cada produtor, 4 mil litros de leite por ano, contribuindo na geração de renda e fortalecendo o banco de alimentos e também vai adquirir, pelo mesmo sistema, produtos hortifrutigranjeiros e agrícolas.

Outra inovação que Ermínio considera importante para os produtores, é a discussão do projeto de bio-energia com aproveitamento de resíduos de cana-de-açúcar, mandioca e batata doce para produção de combustível, com o agricultor familiar integrado à bio-energia.

O médico-veterinário Marino Miloca Rodrigues, da Secretaria de Agricultura, explica que, além do botijão de sêmen disponível gratuitamente para os dois assentamentos, que a Prefeitura repõe à medida que baixa o nível do nitrogênio e o volume de sêmen, a Prefeitura já realizou, na administração do prefeito Laerte Tetila, vários cursos, formando 36 inseminadores; implantou recentemente sete canaviais para viveiro de mudas e sete áreas demonstrativas de pastagens no Lagoa Grande e Amparo.

Outros cursos, como manejo, nutrição e sanidade animal também foram ministrados nos três assentamentos, bem como a realização de exames de brucelose duas vezes em 100% do rebanho e a aplicação da vacina contra brucelose, tudo gratuitamente.

“Com o apoio do prefeito Laerte Tetila, estamos implementando vários programas de incentivo à agricultura familiar, orientando os produtores sobre a necessidade de diversificar a produção e se integrar ao processo de bio-energia”, afirma Ermínio Guedes. (Com informações da Prefeitura de Dourados)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS