O plantio do milho segunda safra, o safrinha, ganha impulso em Mato Grosso do Sul. As primeiras projeções da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS) já indicam aumento de área e de produção do cereal.
De acordo com o Sistema de Informação Geografia do Agronegócio (Siga), da Aprosoja/MS, os produtores do estado devem ampliar em aproximadamente 4% a área de cultivo do milho safrinha nesta temporada em relação a anterior, passando de 1,700 milhão de hectares para 1,790 milhão de hectares.
A expectativa é que produção cresça em um patamar próximo, 4,1%, subindo das 9,040 milhões de toneladas do ciclo passado para 9,500 milhões, ou seja, meio milhão de toneladas a mais.
Quando confirmadas essas projeções, devem ser batidos nesta safrinha os recordes históricos de área cultivada e produção do cereal em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Famasul, desta nova safrinha, a Aprosoja/MS aponta que 32,3% da área prevista com o cereal já foi semeada. O trabalho está mais acelerado nas regiões sudeste e sudoeste, onde a média é de 36,4% do total previsto já plantado, enquanto que segue em ritmo menor, no centro e norte do estado, com média de 14,9%.
O município que está com a semeadura mais adiantada é Aral Moreira, a 373 quilômetros de Campo Grande, com 55% de áreas plantadas.