Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 15:15 - A | A

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 15h:15 - A | A

Produção de suínos deve aumentar em 4,5% em 2008

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A produção de carne suína industrial no Brasil deve crescer 4,5% em 2008. Essa é uma das informações inéditas disponibilizadas pela Embrapa Suínos e Aves sobre o Levantamento Sistemático da Produção e Abate de Suínos (LSPS).

A oferta de animais para abate e a produção de carne suína em 2008 estão praticamente dadas. Os custos de produção terão um impacto mais expressivo nas regiões dependentes de grãos e entre os suinocultores, cooperativas e agroindústrias que arcam com os riscos de altas expressivas nos custos com ração. Em relação às estratégias de mercado, duas alternativas aparecem. A primeira deles é de manutenção da relação entre consumo doméstico e exportações, entretanto a crescente atratividade do mercado interno abre a possibilidade para uma mudança de estratégia com foco no consumidor brasileiro.

A efetivação de uma ou de outra dependerá de inúmeros fatores relacionados à relação de preços com as demais carnes, à evolução da concorrência, dos subsídios e do protecionismo no cenário internacional, e de questões relacionadas a investimentos e promoção na cadeia produtiva da carne suína. Por fim, permanece um quadro de incerteza relacionado à evolução futuro dos preços dos grãos e, de certa forma, à capacidade do país manter o reconhecimento internacional do controle sanitário do rebanho bovino. Espera-se com isso trazer uma contribuição aos atores da cadeia produtiva e aos formuladores de política pública para melhor vislumbrar as possibilidades que configurarão o ano de 2008.

O LSPS é uma metodologia de previsão e acompanhamento que fornece informações importantes sobre a suinocultura brasileira. Para conhecer os dados atualizados do levantamento basta acessar a página eletrônica http://www.cnpsa.embrapa.br/ e clicar sobre o item Estatísticas/Cotações. O Levantamento Sistemático da Produção e Abate de Suínos é resultado de uma parceria firmada em 2005 pela Embrapa Suínos e Aves e a Abipecs. É uma pesquisa de previsão e acompanhamento conjuntural da suinocultura brasileira, que tem como objetivo fornecer estimativas da oferta de animais para abate e de carne suína para consumo e processamento. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Suínos e Aves. (Com informações do Agrolink)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS