Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 16:58 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 16h:58 - A | A

Programa que ensina técnicas de gestão e sanitárias é lançado na Capital

Da Redação - (DA)

O Projeto “Administrar” que integra o programa “Sanidade Sem Fronteiras” foi lançado nesta quarta-feira (23) em Campo Grande, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), que encabeça o projeto. O governo do Estado é parceiro, através da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Ademar Silva Júnior, presidente da Famasul, explanou sobre as atividades desenvolvidas nos municípios, através dos sindicatos rurais, universidades e escolas. “Ao controlar as receitas e as despesas, o que auxilia na tomada de decisão, o produtor rural passa a ter gestão do próprio negócio. Mesmo no campo, é necessário compreender tudo o que envolve o contexto”.

O diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, não pode comparecer ao evento por estar reunido com os supervisores regionais do interior, discutindo questões como o término da vacinação contra aftosa na Zona de Alta Vigilância. Sobre a importância do conhecimento das questões sanitárias abordadas pelo “Sanidade Sem Fronteiras”, Bacha explica: “Conhecendo o próprio negócio, o produtor pode tirar melhor aproveitamento de sua propriedade. Com um controle mais eficiente, o negócio se torna mais empresarial, deixando de lado práticas empíricas e focando o objetivo no ganho de qualidade”.

O Projeto “Sanidade sem Fronteiras” possui três etapas: Educação Sanitária, “Registrar” e “Administrar”. Há previsão de uma quarta parte, chamada “Produzir”. Implantado em 2007, já formou 901 agentes de saúde animal e 422 em Educação Sanitária. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS