Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007, 14h:57 -
A
|
A
Projeto auxiliará produtor na gestão de suas atividades
Sato Comunicação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), desenvolveu o projeto Campo Futuro, que se propõe a facilitar o acesso dos produtores rurais a mecanismos de gestão específicos para os seus negócios, tornando-os aptos a calcular o custo de produção em suas propriedades e a utilizar as operações de mercado como instrumento de gestão de riscos dos preços da atividade a que se dedicam.
O projeto pretende ainda fornecer, continuamente, informações estratégicas sobre o setor rural. Além da capacitação, o projeto Campo Futuro também disponibilizará aos produtores rurais de todo o país, os Ativos do Campo. Em Mato Grosso do Sul, as capacitações serão oferecidas gratuitamente em três municípios: Chapadão do Sul, Campo Grande e Maracaju.
Os municípios foram selecionados pela equipe técnica da BM&F e são considerados cidades-pólos, ou seja, quem estiver próximo desses municípios e tiver interesse em participar dos cursos, basta se inscrever. A princípio serão oferecidas 25 vagas para cada localidade e o curso não terá custo para o participante.
O público-alvo será produtores de médio e grande porte que tem escala para operar na bolsa, destaca o coordenador do projeto em MS e assessor de agricultura da FAMASUL, Lucas Galvan. O engenheiro agrônomo comenta ainda que esse projeto ainda é piloto e será implantado no início apenas em 10 estados brasileiros. E 2008, serão apenas 20 turmas sendo que só em MS teremos três, aponta.
Curso Gestão de Custos
Este engloba os conhecimentos propriamente ditos sobre custos e análise de riscos, permitindo ao produtor aprofundar conhecimentos sobre procedimentos operacionais, formas de negociação e precificação nos mercados agropecuários. No decorrer de 2008 deverá ser realizado em 22 municípios pólos , distribuídos entre dez estados brasileiros: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. A expectativa é capacitar cerca de 500 produtores rurais durante o primeiro ano do Curso.
Ativos do Campo
Os Ativos do Campo correspondem às informações colocadas à disposição dos produtores rurais e demais interessados em acompanhar o desempenho da agropecuária brasileira (responsáveis pela formulação de políticas públicas, jornalistas, acadêmicos, etc) mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário.
Os Ativos do Campo compreendem o desenvolvimento de quatro ações: realização de painéis; desenvolvimento de indicadores, criação de um sistema de informação; divulgação de publicações.
Além da parceria com a Bolsa para desenvolver o projeto, a CNA contou com o apoio de entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) e o Centro de Inteligência em Mercados (CIM).