Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Rural Sábado, 10 de Maio de 2008, 08:19 - A | A

Sábado, 10 de Maio de 2008, 08h:19 - A | A

Sebrae: Apicultura e piscicultura terão desenvolvimento orientado

Da Assessoria (AR)

As pequenas produções apícolas e a piscicultura são público-alvo de projetos a serem lançados na próxima semana em Três Lagoas e em Dourados. No dia 12 de maio, acontece o lançamento do GEOR - Apicultura/Região Norte e Bolsão e, no dia 14, o GEOR - Apicultura/Sul e GEOR - Piscicultura/Grande Dourados e Mundo Novo. Os dois eventos acontecem nos escritórios regionais do Sebrae nos municípios.

A ação está sendo realizada pela Câmara Setorial de Apicultura de MS e entidades de fomento ao agronegócio sul-mato-grossense, com o objetivo de melhorar a qualidade do mel e do peixe produzido, a rentabilidade do pequeno produtor rural e inseri-lo, futuramente, na rota brasileira de exportações.

Através dos projetos, apicultores e piscicultores que praticam a atividade de forma econômica e em grupos organizados receberão assistência técnica especializada, capacitação, qualificação e acesso ao crédito orientado e assistido. As atividades serão acompanhadas e mensuradas no período de três anos, através da metodologia de Gestão Orientada para Resultados (GEOR).

Mel

A parceria entre as entidades também visa ações de incentivo ao consumo do mel e derivados, a criação de canais de comercialização e regularização das casas do mel e entrepostos.

Hoje, o Estado produz cerca de 600 toneladas de mel por ano, de acordo com levantamento de 2007 da Agraer - <Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural; envia parte desta produção para outras regiões brasileiras, mas ainda não comercializa para o exterior.

“A proposta é desenvolver a atividade de maneira sustentável nos municípios, com ações voltadas para melhoria qualitativa e quantitativa do mel”, diz o presidente da Câmara Setorial da Apicultura, Gustavo Nadeu Bijos.

Ele explica que para isso foram criados planejamentos estratégicos específicos, com ações no período de 2008 a 2010. “Espera-se que ao final deste ciclo tenhamos a ampliação do número total de colméias produzidas pelos grupos em pelo menos 20% e o aumento da produtividade de mel em 25%”, diz.

Mas antes de alcançar estas metas, segundo Bijos, os grupos já devem até o próximo ano comercializar de forma inspecionada 20% do mel processado e a venda conjunta deve representar 30% da comercialização.

Além destas regiões, a região central, que lançou projeto em abril, também desenvolve a apicultura orientada para resultados, a partir deste ano. No total, o trabalho abrangerá 17 municípios. “Nosso grande desafio é transformar a apicultura de Mato Grosso do Sul na melhor do País, em qualidade, gerenciamento e rastreabilidade, no período de três anos”, diz Bijos.

Peixe

A região da Grande Dourados e Mundo Novo possuem, em média, 300 piscicultores. O objetivo do projeto é aumentar a competitividade do setor na região, através do acesso à tecnologia e desenvolvimento de produtos e mercados, com sustentabilidade social, ambiental e econômica.

O gestor de piscicultura do Sebrae em Dourados, Vamilton dos Santos Júnior, explica que “a intenção é ampliar as vendas, criar condições para que os piscicultores possam vivenciar outras alternativas de comercialização. Hoje eles vendem apenas para frigoríficos. O comércio é o grande gargalo da atividade”, explica.

Através do projeto pretende-se também agilizar o licenciamento ambiental dos piscicultores, investir em pesquisa e qualificação da assistência técnica, capacitar técnicos e produtores, além de oportunizar o acesso ao crédito.

“A estimativa é, com a implementação do projeto, elevar em 30% a quantidade comercializada do pescado até novembro de 2008, 50% até novembro de 2009 e 70% até novembro de 2010”, diz Vamilton. A meta é ainda aumentar a área de peixes produzidos em 20% até novembro de 2008, 30% até novembro de 2009 e 50% até novembro de 2010.

A médio prazo, espera-se ter 30% dos produtores com licenciamento ambiental até novembro de 2009.


Serviço

Em Três Lagoas o projeto GEOR - Apicultura/Região Norte e Bolsão será lançado no dia 12, às 19 horas, no Escritório Regional do Sebrae, situado à Rua Zuleide Peres Tabox, 826, com informações pelo telefone (67) 3929-1220.

Em Dourados, o lançamento dos projetos GEOR - Apicultura/Sul e GEOR - Piscicultura/Grande Dourados e Mundo Novo acontecerão no Escritório Regional do Sebrae, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 855, Praça do Cinqüentenário. Informações no (67) 3902-2220.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS