Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Saúde Quarta-feira, 14 de Maio de 2008, 15:14 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2008, 15h:14 - A | A

Hemosul continua com estoque de sangue baixo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (JG)

O Hemosul ainda necessita com urgência dos tipos O, A e B negativos. Também o tipo O + está em baixa. Alguns pacientes internados na Santa Casa e no Hospital Regional não estão podendo nem fazer as cirurgias por falta de sangue. Os interessados em doar podem se dirigir ao Hemosul, que fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com Padre João Cripa, centro. O horário de atendimento é das 7 às 17h30. O telefone para contato é o 3312-1500.

Além das chamadas de urgência, o Hemosul mantém campanhas em parceria com outras instituições para garantir o atendimento. Hoje a unidade móvel está no Centro Educacional Padrão, na Avenida Mato Grosso, em uma campanha coordenada pelo Curso Técnico de Enfermagem. Os alunos e professores participam da Semana da Enfermagem, com atividades na área de saúde.

A unidade móvel estará na escola o dia todo. Além da coleta de sangue para regularizar os estoques, também estará sendo feita a coleta para doação de medula óssea.

Para poder doar sangue, a pessoa precisa se dirigir ao local portando documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg, não ter ingerido álcool 48 horas antes da coleta e estar alimentado. Quem trabalha no período noturno deve descansar pela manhã e doar sangue após o almoço.

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade; doença de chagas; homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais, ou quem teve relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis; pessoas infectadas pelo HIV (Aids).

Devem aguardar um ano, para doar sangue os doadores que receberam transfusão de sangue, quem fez tatuagem ou faz acupuntura. Mulheres que tiveram parto normal ou cesariana devem aguardar seis meses, mas se estiverem amamentando, só pode doar após a criança completar um ano. No caso de dengue, o doador deve saber se teve a doença do tipo clássica, e aguardar três meses para doar, ou seis meses no caso da dengue hemorrágica.

Após tomar as vacinas de BCG, febre amarela e sarampo, o doador deve esperar três semanas; 48 horas para antitetânica; um mês para gripe, hepatite B, rubéola, varicela e anti-rábica preventiva e, se foi mordido, a espera é de um ano após a vacina.

As doações podem ser feitas a cada dois meses por homens, mas não deve doar mais de quatro vezes ao ano. Para as mulheres, a quantidade de doações não deve ser superior a três por ano, e o período entre as doações é de três meses. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS