Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024


Saúde Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008, 08:10 - A | A

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008, 08h:10 - A | A

SES realiza evento educativo no dia da alimentação

Da redação (LM)

Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.

 

A exemplo de outros anos no Brasil a celebração do Dia Mundial foi ampliada para a Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para 2008 é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".

 

Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com diversos órgãos estaduais e entidades da sociedade civil, promove desde ontem uma programação com palestras e atividades para a população, na capital.

 

Para a gerente técnica do setor de Alimentação e Nutrição, da SES, Maria Aparecida de Almeida Cruz a cada ano o trabalho realizado pela equipe vem conquistando novos parceiros, além do interesse da própria população em saber como fazer uma alimentação saudável. “A maior preocupação das pessoas é em relação à quantidade ingerida de gordura, sal, açúcar. A sensibilização de todos vem aumentando a cada dia, tanto das pessoas quanto dos nossos parceiros para a realização do evento”, afirma.

 

O ato de comer, devido à falta de tempo ou esquecimento involuntário, pode ser feito sem qualidade, deixando de lado os requisitos para uma alimentação saudável. Contudo, devido à constante preocupação com a saúde, e principalmente com as questões estéticas, as pessoas estão começando a ficar mais atentas ao que consomem.

 

É o caso de Marcelo Gonçalves que pratica regularmente esportes e tenta cuidar ao máximo de sua alimentação: “é interessante participar de iniciativas como esta de hoje, contudo, as ações tinham que ser mais efetivas. Além do que as pessoas não podem esquecer de se exercitarem, pois ajuda tanto para manter uma boa saúde quanto para manter o físico bonito”.

 

A dona de casa Vitória Ferreira também acha importante lembrar as pessoas sobre como comer bem. “Estou achando tudo muito bom, está tudo bonito e a gente acaba aprendendo sempre alguma coisa a mais”, conta.

 

A nutricionista Michella Fiorentino, da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Campo Grande, lembra que também existe a preocupação dos profissionais de facilitar o acesso da população aos alimentos saudáveis. “A população é vulnerável, muitas pessoas não têm condições de comprarem os alimentos corretos, portanto, nosso trabalho é contribuir e ensinar no aproveitamento dos alimentos, incentivar a alimentação materna e fortalecer a educação alimentar correta”, explica.

 

Programação

 

Hoje (16), a SES realiza um Dia Saudável na Praça Ari Coelho, no centro de Campo Grande, das 8 horas às 15 horas com a oferta de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, avaliação de medidas antropométricas, ginástica laboral, apresentações de teatro e do grupo de idosos do projeto “Viver Legal”. Além da entrega de frutas à população e degustação de produtos nos stands dos parceiros.

 

Para a realização do evento a SES conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopgrande), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e de Saúde (Sesau), Sesi, Sesc, Central de Abastecimento (Ceasa), Uniderp, Sanesul e Corpo de Bombeiros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS