Terça-feira, 10 de Junho de 2008, 12h:25 -
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Novo iPhone vem com 3G, GPS e será vendido em 22 países
Da Redação
Um ano depois do lançamento do primeiro iPhone, a Apple anunciou nesta segunda-feira a nova versão do telefone celular preparado para a terceira geração de telefonia móvel e com GPS. O aparelho chegará aos mercados de 22 países a partir do dia 11 de julho. O Brasil deverá estar incluído nesta lista.
O co-fundador e CEO da Apple, Steve Jobs, mostrou o tão aguardado aparelho. Os recursos do telefone não deixam a desejar, muito menos o preço. O modelo de 8 gigabytes custará US$ 199. valor mais acessível que o modelo anterior com capacidade igual que custava US$ 400. Já o modelo de 16 GB custará US$ 299.
Velocidade
Jobs disse que as velocidades de transmissão de dados em modo 3G são 36% superiores do que as alcançadas com o Nokia N95 e o Treo 750, da Motorola.
Localização - GPS
O novo iPhone conta com GPS (sistema de posicionamento global) integrado com o Google Maps. A transmissão dos dados é por tecnologia A-GPS, que conjuga os dados recebidos via GPS.
O Assisted-GPS integra as informações do GPS com as torres locais de telefonia. Um telefone com essa tecnologia pode oferecer orientações mais rápidas do GPS, informações personalizadas sobre restaurantes próximos, por exemplo, e um “botão de emergência” que informa a localização do usuário para os departamentos de polícia e bombeiros.
Os receptores de GPS precisam se conectar aos satélites e computar a posição de uma pessoa a partir das informações coletadas por alguns deles. O A-GPS diminui o tempo de recepção com as companhias de telefonia celular executando as informações com um “servidor assistente”. Esse servidor pode ser pré-programado para computar os satélites mais próximos de cada torre e enviá-las do telefone quando este é ligado.
Bateria
A bateria tem autonomia de 300 horas em modo de espera, 10 horas de conversação em modo 2G (contra oito do anterior), 5 horas de conversação em 3G, entre 5 e 6 horas de navegação na Internet, 7 horas de reprodução de vídeo e 24 horas de áudio.
Países
A Apple previu a comercialização do aparelho a partir do dia 11 de julho em 22 países, mas essa quantidade aumentar para 70 até a data citada. Desde o seu lançamento, o iPhone vendeu seis milhões de unidades.
Pontos de destaque
- Display de 3.5 polegadas
- parte traseira feita em plástico negro
- botões metálicos
- suporte ao VPN (Cisco) e ao Microsoft Exchange
- apresentação do jogo Super Monkey Ball, desenvolvido pela SEGA, rodando no iPhone. Custará US$ 10 na App Store
- aplicação nativa desenvolvida pelo eBay para o iPhone, que leva o nome de Auctions e permite gerenciar as contas do site de leilão, publicar textos e incluir até mesmo seu próprio visualizador de imagens
- o iPhone terá uma ferramenta para bloggers, intitulado TyperPad, que permitirá a criação de posts com direito a inclusão de fotos. O aplicativo será gratuito e poderá ser baixado no App Store
- aplicativo desenvolvido em conjunto com a agência de notícias Associated Press, que permitirá que o usuário envie reportagens a partir do iPhone. Com o nome de Mobile News Network, também poderá ser baixado gratuitamente no App Store
- introdução da rede social Loopt, que localiza geograficamente sua lista de contatos. A ferramenta poderá interagir com usuários de outras plataformas
- conta com um aplicativo voltado para estudantes de medicina, chamado Modality e que foi desenvolvido por uma empresa chamada Epocrates. Foi apresentado ainda um segundo aplicativo chamado MIMvista, que permite a visualização de dados radiológicos, scanners e radiografias. A partir deste programa, será compatível compartilhar dados com o paciente, via iPhone para iPhone, proporcionando o chamado diagnóstico à distância
- o software iPhone 2.0 estará disponível em Julho, gratuitamente aos usuários do iPhone e custará US$ 10 aos usuários do iPod Touch
- MobileMe - ferramenta de gerenciamento de-mails, contatos e calendários via PushMail. As informações se mantém sincronizadas entre o iPhone, o PC e o Mac. É compatível com o iCal, Mail e Agenda, assim como o Outlook
- uso maciço da tecnologia Push para sincronizar dados como e-mails, fotos, chamadas e buscas no Google Maps.
(Fonte: WNews)
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