Começa nesta hoje (01) de abril, a vacinação contra febre aftosa dos bovídeos na Zona de Alta Vigilância (ZAV/MS). A vacinação é oficial, sendo assim, integralmente feita pelos fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A imunização segue até 30 de abril em todo o rebanho, de mamando a caducando.
Conforme a portaria n. 1.758, publicada no Diário do Estado de Mato Grosso do Sul, em 4 de março de 2009, a ZAV fica composta pelos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, e agora, Corumbá e Ladário e abrange propriedades localizadas dentro do raio de 15 quilômetros a partir da fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Ainda segundo a portaria, a segunda etapa de vacinação da ZAV será realizada de 1 de outubro a 15 de novembro, também em todo o rebanho. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente em abril e outubro.
No Pantanal, a aplicação da vacina contra febre aftosa vai de 1 de maio a 15 de junho, para quem fez opção por maio, ou de 1 de novembro a 15 de dezembro, para os pecuaristas que optaram pelo penúltimo mês do ano. Em ambas as situações, deverá ser vacinado o rebanho de mamando a caducando.
Já no restante do Estado planalto a vacinação ocorre no período de 01 a 31 de maio com rebanho a ser vacinado de até 24 meses, informou a Secretaria de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul- Seprotur. (Fonte: Agência Safras)