A gripe suína que teve dezenas de casos registrados no México e se alastra para outros países, a qual teria um erro de nomenclatura, pode até preocupar os consumidores da carne suína, mas o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura já confirmaram que a carne de porco está fora de perigo e pode ser consumida com segurança em qualquer parte do mundo.
O Ministério da Agricultura concorda que não foram registrados casos da doença em nenhuma parte do mundo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, não haverá restrição nas importações.
O Ministério da Saúde também garante que é seguro comer carne de porco e produtos derivados. O vírus da influenza suína não resiste a altas temperaturas (70ºC).
Produtores e exportadores projetam que esta nomenclatura para a doença possa causar prejuízo para exportações. O Brasil é o quarto maior exportador do mundo de carne suína. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil nunca importou carne suína do México. No ano passado, a Alemanha foi o país que mais vendeu carne para o Brasil (5 mil toneladas). Outras 2 mil toneladas foram importadas da China em 2008.