Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 09:24 - A | A

Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 09h:24 - A | A

Sobe para 14 número de municípios em situação de emergência por conta da estiagem

Marcelo Eduardo (www.capitalnews.com.br)

Sobe para 14 o número de municípios sul-mato-grossenses em situação de emergência devido à seca, com a entrada de Laguna Carapã, Maracaju e Ponta Porã. As novas cidades entram na lista oficial do governo do Estado após homologação do governador em exercício Murilo Zauith, que devem ser publicadas nos próximos DOEs (Diários Oficiais do Estado).

Há quatro anos a situação não é considerada tão grave pelos produtores. Com a decisão do governo do Estado, as perdas podem ser menores, já que o decreto assinado ontem é aceito pelos credores como prova de perdas econômicas, ou seja, serve para amenizar os problemas enfrentados e diminuir possíveis cobranças extras.<P>

Somente como exemplo das dificuldades, conforme levantamento feito por produtores, a perda em 2009 já pode ter chegado a 40% somente com o milho safrinha.

No início de maio, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) chegou a solicitar extensão do prazo das dívidas dos produtores rurais destas 14 cidades junto ao CMN (Conselho Monetário Nacional).

A região sul do Estado, mais afetada com a estiagem prolongada, é grande produtora de grãos. Cerca de 30% da produção de soja em Mato Grosso do Sul, por exemplo, vêm de lá.

As outras cidades afetadas são: pela safra Aral Moreira, Amambai, Dourados, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Sete Quedas e Sidrolândia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS