O governador André Puccinelli (PMDB) garante que o problema com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, – após declarações na Governadoria – foi superado. O embate começou há algum tempo, quando do confronto entre as propostas dos governos do Estado e Federal sobre zoneamento da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, principalmente com relação à Bacia do Alto Paraguai.
Puccinelli até chorou em evento na semana passada ao saber que o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) não fora aceito.
Na terça, em evento na Governadoria, André disse sobre Minc: “Ele é um ‘veado’ fumador de maconha. Assumo que falei isso mesmo."
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, - que também estava no evento – citou a corrida Volta das Nações, a ser realizada no dia 11 de outubro, na Capital. “O senhor [disse sobre André] pode participar e o Minc também”, falou.
André respondeu: “Ele vai ganhar. Porque senão eu o alcançaria e ele vai ser estuprado em praça pública.”
As declarações foram dadas de maneira informal, em frente a quase toda mídia local - mas não diretamente dirigida a ela -, seguida de risos da maioria dos presentes na mesa. André pediu desculpas naquele mesmo dia, à tarde, em entrevista coletiva.
Resolvido
Hoje, durante abertura do 2º Seminário da Educação a Distância, André disse: “Puseram a mais o que eu falei.” Ele continou: "Aprresentei nota. O assunto para amim está encerrado."
André foi ontem, 23, a Brasília (DF), conversar com assessores da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e disse que não procurou Minc. "Não [procurou o ministro]. Fui tratar dos interesses do Mato Grosso do Sul."
Ele ainda cita que existe equivoco no ZAE (Zoneamento Agroecológico), do Ministério do Meio Ambiente, por falta de conhecimento. “Inclusive, a Folha de São Paulo, apresentou que ‘o governador André Puccinelli quer colocar cana na Bacia do Alto Paraguai, que é Pantanal’. Não é Pantanal. Tem que explicar para a Folha de São Paulo, que é um excelente jornal, que o articulista que escreveu isso não tem noção [sobre onde fica o Pantanal].”
André reafirmou que não quer usina no Pantanal. “Usina não. Cana sim, usina não.” Mesmo assim, o ZEE (levado à Assembleia Legislativa para votação) não específica isso, o que seria plausível pensar que poderia não existir restrição. Todavia, André é claro. “Pois que se faça uma emenda. Eu não disse que era em regime de urgência, justamente para existir discussão. Eu solicitei que fossem feitas várias audiências públicas, justamente, para ter discussão.”
Prejuízos
Para André, municípios com menores receitas podem perder muito com a aprovação do plano do governo Federal. “E vocês não estão pensando em como é que fica Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sonora? E vocês não estão pensando em como que vai ficar em Jardim, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, casos as proibições sejam mais extensas.”
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)