A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência da República, teria se manifestado favoravelmente à transposição dos impasses relacionados às demarcações de terras consideradas indígenas em Mato Grosso do Sul. O apoio fora mais fortemente empenhado à causa dos Kaiowá-Guarani, no sul do Estado.
Conforme divulgado no R7, Marina teria dito: “Não prometo resolver os problemas aqui apresentados, mas estou junto com vocês [referindo-se diretamente aos indígenas] nessa luta para a reconquista das terras de seus antepassados.”
Ela estava de passagem pelo Estado. Conforme o R7, teria dito que trabalhou no Acre desde os 17 anos de idade junto a cerca de 12 mil índios. “Imaginem aqui em Mato Grosso do Sul, onde vivem 60 mil indígenas. O problema é bem maior. Prometo levar pessoalmente seus depoimentos ao presidente da República e vou usar a tribuna do Senado para buscar soluções para a questão.”
Ainda conforme publicado no R7, o cacique Getúlio Lima afirmou a Marina que vai esperar um mês e depois os índios vão demarcar a terra. “Temos 32 tekohas para serem demarcados. Vamos esperar um mês, depois nós mesmos vamos demarcá-las.”
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)