Dois frigoríficos que haviam suspendido as atividades nos municípios de Itaporã e Amambai vão reabrir, garantindo a retomada de cerca de 700 empregos. O governador fez o anúncio a empresários e lideranças políticas em Dourados na sexta-feira (6), durante reunião na Associação Comercial e Empresarial para apresentação do projeto do anel rodoviário.
A notícia da reativação das duas indústrias chega um mês depois de reunião que o governador manteve com o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, deputados estaduais da região Sul Fronteira e um representante do frigorífico instalado no município, pertencente ao grupo Torlim. No dia 7 de outubro, o governador recebeu o grupo no gabinete, e se comprometeu a ajudar a viabilizar a retomada dos abates, depois de uma análise sobre a situação fiscal da empresa e das condições de negociação. A reunião contou com participação do secretário de Fazenda, Mário Sergio Lorenzetto, e o secretário-adjunto, Gilberto Cavalcante.
Em Dourados, ao anunciar a reabertura das unidades, André lembrou que desde o início da crise financeira mundial, há um ano, o governo tomou medidas de suporte ao setor produtivo. No caso da indústria frigorífica, as empresas que produzem para o mercado interno tiveram a alíquota de ICMS reduzida de 4% para 2%. “Com isso, possibilitamos a abertura de quatro novos frigoríficos”, ressaltou Puccinelli. "Agora, em função de outras ações, esses dois frigoríficos reabrem", completou.
O governador enalteceu a intermediação dos deputados Londres Machado, Ari Rigo e Zé Teixeira, representantes da região sul, como fatores que ajudaram a encontrar uma solução para os frigoríficos de Amambai e Itaporã.