Está lançada a primeira iniciativa concreta no sentido de engajar as principais lideranças políticas da fronteira que visa apoiar a aprovação de Campo Grande como uma das sub-sedes da Copa do Mundo 2014. Nesta quarta-feira, pela manhã, o secretário municipal de Integração, Turismo e Meio Ambiente, Marcelino Nunes de Oliveira, esteve conversando com o governador do departamento de Amambay, Ancho Ramirez e com o prefeito de Pedro Juan Caballero, Jose Carlos Azevedo.
Marcelino disse que é fundamental o apoio dos paraguaios porque há a possibilidade da capital sul-mato-grossense sediar jogos da Copa do Mundo e ainda abrigar a seleção do país vizinho. “Por determinação do prefeito Flávio Kayatt, estamos engajados na idéia de apoiar a Prefeitura de Campo grande em conquistar esta meta. Caso isso se concretize, irá repercutir significativamente para todo o estado e Ponta Porã, especialmente no aspecto turístico, ganhará coma vinda de seleções e torcedores de diversos países ao Mato Grosso do Sul”, declarou o secretário.
De acordo com Marcelino, as autoridades paraguaias deverão inclusive promover um seminário para debater o assunto: “o governador Ancho Ramirez entrou em contato com o ministro do Esporte do Paraguai que se dispôs a vir à fronteira para conhecer o projeto. É um passo importantíssimo”, declarou, entusiasmado, o secretário.
Na visita às duas autoridades paraguaias, o secretário fez uma Apresentação da estrutura organizacional da Secretaria de Integração, Turismo e Meio Ambiente. Também a proposta de uma agenda de atividades integradoras entre as duas instituições, sobretudo na área de turismo.
Proposta de mobilizar apoio com vistas a consolidar CAMPO GRANDE MS como sub sede no mundial de 2014; com agendamento de contato com o Presidente da Confederação Sulamericana de Futebol – Conmebol, Sr. Nicolas Leoz (Presidente). Neste caso o contato com Leoz, foi feito através do prefeito Jose Carlos Azevedo.
Já o contato com o ministro da Secretaria Nacional de Desportes Sr.Javier Dacak, foi possível graças à pronta intervenção do governador Ancho Ramirez que, demonstrando todo o prestigio político que desfruta junto às autoridades nacionais do país vizinho, agilizou a visita do ministro à fronteira.
“Estamos plenamente satisfeitos com a nossa visita às autoridades paraguaias. Nosso objetivo é traçar metas e trabalhar de maneira integrada na abordagem de temas e solução de problemas de interesse comum”, enfatizou o secretário Marcelino Nunes. (Diário MS)