Após aproximadamente três horas de reunião às portas fechadas, em poucas palavras, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, disse que "foi um encontro produtivo, onde o objetivo era buscar qualidade no atendimento à população". "A princípio, a intenção é fazer da Santa Casa uma Fundação, onde o Hospital receberia investimentos do governo", afirma o prefeito.
Em relação às melhorias do hospital, Nelsinho esclareceu que a partir da próxima semana o sistema de ar condicionado voltará a funcionar, bem como mais oito centros de terapia intensiva.
Sobre a transparência nos gastos e contas da Santa Casa, o prefeito anunciou que todos esses dados serão públicos. "Todas as ações administrativas de gastos e entrada de recursos serão enviadas para publicação em Diário Oficial", afirmou Nelsinho Trad.
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, a transformação jurídica começará imediatamente. Explicou que a Santa Casa será transformada numa fundação privada, como é o hospital atualmente, mas que terá coparticipação e maior controle por parte do poder público.
O procurador de Justiça, Mauri Ricciotti, explicou que existem muitas questões jurídicas a serem vencidas no processo de transformação. "A lei obriga que o MP a fiscalize de forma mais rotineira", disse referindo-se ao caráter da fundação.
Abrindo novas vagas, o hospital terá as despesas elevadas, em virtude disso o prefeito já determinou que seja feito "choque de gestão" a fim de conter o aumento nos gastos. stá sendo agendada para a próxima semana,uma reunião em Brasília com representantes do Ministério da Saúde, onde os gestores irão tentar buscar recursos federais para o hospital.
Participaram da reunião membros da junta interventora, o deputado federal, Luiz Henrique Mandetta (DEM), os secretários estadual e municipal de Saúde, Beatriz Dobashi e Leandro Mazina, respectivamente; os vereadores de Campo Grande Dr. Loester Nunes (PDT) e Dr. Jamal Salem (PR), e os procuradores do MPF (Ministério Público Federal), Felipe Fritz, e do MPE (Ministério Público Estadual), Mauri Valentin Risiotti.
Por Jackeline Oliveira - Capital News (www.capitalnews.com.br)
31/03/2011 - 12:52
"Santa Casa sempre será o foco das questões de saúde", diz prefeito
30/03/2011 - 13:28
Após reunião, vereadores caminham pelas dependências da Santa Casa
30/03/2011 - 11:52
Vereadores de Campo Grande fazem visita surpresa na Santa Casa
29/03/2011 - 14:40
Siufi convoca junta administrativa da Santa Casa para prestar esclarecimentos
29/03/2011 - 08:28
CPI da Santa Casa: Siuffi se reúne com Comissão de Saúde da Câmara
28/03/2011 - 11:30
Santa Casa sofre “Epidemia do trauma”
28/03/2011 - 11:06
Nelsinho diz que CPI da Santa Casa é desnecessária
22/03/2011 - 09:48
Nelsinho faz “via crucis” em busca de recursos em Brasília
Reportagem Especial - 16/03/2010 - 13:32
Pacientes da enfermaria denunciam precariedade de atendimento na Santa Casa da Capital