As mudanças de clima podem afetar ainda mais quem sofre com inflamações do trato respiratório
A dor de garganta é uma queixa muito comum, afinal, ela pode ser causada pelos mais diferentes fatores. Mudanças climáticas, baixa umidade do ar, doenças e infecções respiratórias e alergias são algumas das causas mais observadas para a dor ou inflamação da garganta, sintoma que impacta severamente o bem-estar cotidiano dos pacientes afligidos.
Ainda que muito incômoda, a dor de garganta é um sintoma simples de se tratar uma vez detectada a sua causa. A seguir estão algumas das causas mais comuns para a queixa e como buscar tratamento em cada uma delas. Confira!
Garganta seca
Com as mudanças climáticas bruscas e a umidade do ar cada vez mais baixa, se tornou comum ter a garganta seca. Além disso, essa situação pode ocorrer quando o paciente respira principalmente pela boca, impedindo a umidificação do ar pelas narinas e a filtragem de microrganismos e corpos estranhos.
Nessa situação, a área fica mais exposta para infecções e a secura pode causar irritação da mucosa. O principal aliado neste caso é o umidificador de ar, ou a bacia de água dentro do quarto, e a ingestão constante de água.
Infecções bacterianas
As bactérias são as principais causadoras da conhecida garganta inflamada, sendo a Streptococus pyogene a mais comum delas. Esta é uma bactéria que vive naturalmente no corpo e não causa doenças, porém, em algumas situações, como um período de baixa imunidade, por exemplo, pode haver um desequilíbrio na flora bacteriana que leve à proliferação descontrolada dessa espécie.
Nestes casos, sintomas comuns também são: febre alta, secreção e pus na garganta. Muitas vezes, o tratamento deve ser feito através de remédios antibióticos, prescritos por um médico.
Uso excessivo da voz
Pode parecer óbvio, mas profissionais que usam excessivamente a voz, como professores, narradores e radialistas, por exemplo, podem sofrer constantemente com a dor de garganta. O uso exacerbado das cordas vocais pode causar laringite, rouquidão e desconforto.
Para aliviar as dores neste caso, muitos remédios caseiros são indicados, afinal, investir na hidratação da área pode ajudar bastante com os sintomas. O gargarejo com água morna e sal, por exemplo, apresenta propriedades antimicrobianas que podem ajudar com a eliminação de organismos causadores de infecções na garganta.
Além disso, é sempre indicado que pessoas que sentem dores frequentes na garganta bebam bastante água e façam o uso diário de própolis e chás de gengibre e limão.