Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 03 de Julho de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 03 de Julho de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Cultura

Taylor Swift: o fenômeno da música e sua marcante identidade visual

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Cantora começou a sua carreira no universo country e, atualmente, compõe o panteão dos grandes artistas pop contemporâneos

Reprodução

ColunaCultura

Taylor Swift vestida de noiva em cena do clipe de 'Willow'

Alçada ao sucesso em 2006, com a canção “Tim McGraw”, a cantora norte-americana Taylor Swift construiu uma carreira sólida na indústria musical. Apesar de ter apenas 16 anos de trajetória, ela já lançou 9 álbuns de estúdio. Resultado de muito trabalho, suas composições e sua versatilidade a consolidaram como uma das grandes estrelas do “mundo pop”.

Fenômeno musical
Mais do que os expressivos números de seguidores nas redes sociais – mais de 212 milhões apenas no Instagram –, Taylor Swift também coleciona conquistas musicais impressionantes, como o recorde de música mais longa a atingir o topo das paradas. Essa vitória foi possível com o single "All Too Well (Taylor's Version)", que tem 10 minutos e 13 segundos de duração.

Os grandes feitos não param por aí, pois ela ainda coleciona 419 premiações em seu currículo, sendo a maior campeã na categoria "Álbum do Ano", no Grammy Awards, com 3 prêmios, e a mulher mais premiada no American e no Billboard Music Awards (29 e 23 prêmios, respectivamente). Além disso, ostenta 1 Emmy Award e 7 recordes no Guinness World Records.

Mudanças no estilo
O caminho trilhado pela artista até o momento acompanha o processo de amadurecimento da cantora. Sua carreira começou com o country, que, progressivamente, foi se transformando para o pop nos álbuns seguintes. Enquanto a música passava por essa transição, os looks de Swift também refletiam essa mudança. Deixando o country romântico do início da carreira para trás, a compositora migrou para um guarda-roupa mais adulto e sexy, que combina os estilos vintage e contemporâneo.

As produções de 2020 para cá, no entanto, trazem um mix ponderado entre o indie folk e o rock alternativo. Até porque, ao revisitar as composições antigas, após a perda dos direitos das versões antigas para o empresário Scooter Braun, ela incorpora novas observações sobre as experiências que inspiraram o seu trabalho. Os últimos documentários Miss Americana e Folklore: The Long Pond Studio Sessions mostram parte do processo de amadurecimento da artista.

Identidade visual
Como se percebe, a arte de Swift não se define apenas pelas composições baseadas em experiências pessoais. Cada álbum lançado pela cantora faz parte de um storytelling profundo, que dialoga diretamente com a “era” que será trabalhada. As mudanças atravessam discurso, estilo, cores e, especialmente, identidade visual. Essas características são facilmente identificáveis por qualquer profissional que cursou uma faculdade de Marketing, mas não passam totalmente despercebidas pelos fãs.

A forma como a cantora escolhe expressar a sua narrativa torna possível associar cada álbum com uma das fases vividas publicamente. O Reputation, sem dúvidas, é um dos que melhor exemplificam a corajosa e marcante maneira que Taylor Swift conduz a sua carreira. Neste álbum, toda a estética, desde a capa até os videoclipes e looks, expressa a revolta contra as polêmicas sobre sua vida pública e pessoal, publicadas nos veículos de comunicação e repercutidas nas redes sociais.

Por definitivo, apreciando ou não as músicas desta jovem compositora, deve-se reconhecer e respeitar o repertório e a inteligência artística em utilizar os elementos visuais como principal direção do seu storytelling. As referências e os símbolos acionados nas letras, capas de álbum e nos videoclipes reservam um exercício encantador de semiótica, o que apenas eleva o nível e a complexidade de suas produções.

Comente esta notícia

Ariana 10/07/2022

Não é a toa que ela é chamada de "A indústria da música". Taylor é genial em seus trabalhos.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS